Visitantes

segunda-feira, 18 de março de 2013

Perfil: Jennifer Lawrence - O lado bom da vida


“Eu fico empolgada por ser vista como sexy. Mas não vulgar” 
Jennifer Lawrence

Nascida em 15 de agosto de 1990 e criada em Louisville, Kentucky, Jennifer Shrader Lawrence  já sabia desde a pré-adolescência que queria trilhar a carreira de atriz. Após participar de peças da Igreja, convenceu os pais Karen e Gary Lawrence a ir para Nova Iorque se encontrar com um Agente. Embora não tenha tido nenhum treinamento de introdução, recebeu vários elogios da Agência como sinal verde para The Bill Engvall Show, uma comédia que teve 3 temporadas como um trampolim para o prêmio como jovem atriz revelação e promissora da televisão. Cold Case, Medium e Monk são outros relevantes trabalhos na TV, comprovando que a jovem de rosto confiável tinha armas incontestáveis para o cenário do estrelato. 

Em 2008 sua parceira com as divas Charlize Theron e Kim Basinger em The Burning Plain lhe rendeu mais um prêmio. Desta vez foi o Prêmio Marcello Mastroianni para Atriz Jovem mais Promissora no Festival de Cinema de Veneza. Los Angeles Film Festival foi outro patamar em que subiu na galeria das premiações depois do papel de uma jovem que sofria abuso no filme The Poker House, com Selma Blair e Chloë Grace Moretz. 

Com O Inverno da alma (2010) as coisas esquentaram e a carreira da promissora atriz deslanchou de vez. Além de receber inúmeros prêmios em festivais, as nomeações para o Globo de Ouro e outras principais corridas em tempos de premiações, provou com muito talento que todo este trovejão em torno de seu nome não era apenas uma chuva de verão. Era uma tempestade como bem salientou o jornalista Peter Travers da revista Rolling Stone: "o seu desempenho é mais do que atuação, é uma tempestade que se aproxima." Esta tempestade veio com a tormenta de nome Ree Dolly, uma adolescente corajosa que é obrigada a amadurecer precocemente pra segurar a família, desmantelada pelos abusos financeiros do pai. Aclamada por todos os críticos de cinema daquele ano, a presença de Lawrence no filme é verdadeiramente uma força da natureza. É daquelas que raramente vimos tamanha a naturalidade em que a jovem expôs o drama de sua personagem. Seu nome ganhava cada vez mais força dentro do cenário hollywoodiano  sendo ela convidada a participar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no ano seguinte. 

A ascendente trajetória se perpetuou mais enfaticamente com o blockbuster Jogos Vorazes (2011). Obra baseada no best-seller homônimo de Suzanne Collins. Lawrence interpreta a heroína altruísta Katniss Everdeen, que para salvar a irmã de uma cruel competição de sobrevivência, se alista em seu lugar. A personagem é o grande mote do filme, sucesso de bilheteria em todo o mundo. O empenho da atriz neste trabalho foi louvável, obrigando-a a um intenso treinamento com dublês, tiro com arco, corrida, Pilates, dentre outras coisas. Sua determinação em se entregar a um papel já era voraz. O resultado foi um festival de críticas positivas num filme que de puro entretenimento se transformou em algo bem mais relevante em se apreciar em termos de narrativa devido a sua marcante presença. Além disso, sua Katniss virou um ícone de coragem do poder feminino, arrebatando uma multidão de fãs pelo mundo afora.  

Metamorfose sempre foi o objetivo de todos que se aventuraram no ramo da interpretação. E para Lawrence veio com a mutante Mística da série X-Men. No aclamado, X-Men - primeira classe (2011), ela se uniu a um bom elenco e ao poder de talento do mesmo para ajudar a passar uma borracha nos equívocos dos primeiros filmes da saga anterior dos fascinantes heróis. O sucesso obrigou a atriz a ser nome certo na sequência em 2014. 

A consagração, agora uma realidade, veio com Tiffany, uma maníaca depressiva em O lado bom da vida de David O. Russell, que deu todo respaldo para que ela pudesse brilhar. A dedicação na composição da personagem transcendeu seu comprovado talento e tocou mais fundo na miríade de emoções que transmitiu nas telas. Vibrante e sexy, Jennifer conduz o filme nas mãos, levando-o ao topo das críticas e a atriz ao topo da Academia. Sempre acostumada a premiações, desta vez ela não deixou pra ninguém, faturando os três principais do circuito. Globo de Ouro, SAG e finalmente, o Oscar no último 24 de Fevereiro. Neste evento  historicamente badalado, protagonizou momentos surpreendentes durante e depois da premiação, provando  mais uma vez sua espontaneidade em administrar o poder dos refletores em si mesma. 

Talentosa, espontânea, carismática. Lawrence é uma daquelas atrizes capazes de obstruir qualquer tipo de crítica a seu desempenho se levarmos em consideração toda sua entrega como profissional. É uma daquelas estrelas que não se deixam esmorecer nem mesmo com um tropeço na escadaria da fama. É uma daquelas mulheres que sabem como poucas nos apontar de que lado se encontra o lado bom da vida. 

Um comentário:

  1. É realmente uma atriz talentosa, pois mostra grande versatilidade, tanto em blockbusteres, comédias e dramas. Venceu merecidamente o Oscar.

    ResponderExcluir