Visitantes

terça-feira, 26 de março de 2013

Grandes filmes que pouca gente viu: Anos 2000

Sempre existe aqueles filmes que você assiste e quando vai comentar com alguém, a pessoa não viu. O tempo passa e você percebe que aquele libelo vai passar despercebido pela maioria do público. Claro, que cinéfilo que é cinéfilo sempre dá um jeitinho de assistir, então vai o top 10 dos anos 2000. Vai por mim, merecem ser vistos.

Antes que o Diabo saiba que Você está Morto (2007)

Sidney Lumet andava meio sumido, parece desanimado de filmar, entretanto quando voltou à ação, nos trouxe uma obra visceral, intensa e truculenta. A trama conta a história de dois irmãos, Andy (Philip Seymour Hoffman, sensacional) e Hank (Ethan Hawke) traçam um plano , à primeira vista, simples: assaltar a joalheria  de seus pais. Com o risco de ser pego em uma auditoria, Andy consegue convencer o irmão que deve 3 meses de pensão da filha. Mas, quando a mãe deles (Rosemary Harris) acaba gravemente ferida, terão de se virar para contornar esta difícil situação, com o pai deles, Charles (Albert Finney), em seu encalço.


O Escafandro e a Borboleta (2007)

Tocante, o filme de Julian Schnabel era para ser um grande dramalhão, porém funciona ao contrário, traz uma aula de vida, perseverança e alegria. Filmado de forma extraordinária, sob o ponto de vista do protagonista, narra a história real de Jean-Dominique Bauby (Mathiew Amalric), editor-geral da revista Elle, que sofre um AVC e fica com todo o corpo paralisado, exceto o olho esquerdo. E é justamente por ali que consegue uma fórmula para se comunicar com o mundo exterior, pois apesar de invalido fisicamente, sua mente está perfeita. Com a ajuda de Henriette (Marie-Josée Croze) cria um sistema que só com o piscar dos olhos, consegue escrever um livro. Imperdível.


4 meses 3 semanas e 2 dias

Este filme romeno dirigido por Cristian Mungiu é um daqueles que gostam de sufocar o público, colocar a par da ação central, mas nunca permitir que se tome alguma posição enquanto o longa não chegue ao seu fim. As colegas de faculdade de uma pequena cidade romena, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasilu), dividem o dormitória no campus. A segunda se desespera ao saber que está grávida, porém o aborto é ilegal no país. Entretanto ela aluga um quarto em um hotel e contrata o Sr. Bebe (Vlad Ivanov) para   fazer o serviço às escondidas. Porém, a gravidez está muito avançada, e as amigas ficarão reféns das exigências do misterioso homem, algumas delas, com um preço muito alto, em todos os sentidos.

Vênus (2006)

Este longa já vale pela lição que Peter O'Toole deu: recebeu o Oscar honorário pelo conjunto da obra, mas mostrou que talento não tem idade e conquistou mais esta indicação. Além disso, o filme de Roger Michell é, mesmo que a premissa nos leve à Memórias de Minhas Putas Tristes de Gabriel García Marquez, surpreendente do início ao fim, e não cai em maneirismos hollywoodianos. A trama gira em torno de Maurice (O'Toole, ótimo), um ator ainda em atividade, e Jessie (Jodie Whitaker), sobrinha neta de um amigo seu. A paixão dele pela moça, que não pensa duas vezes em maltratá-lo, é constituída de muito humor negro e situação libidinosas, mas longe de serem vulgares. 


A Viagem de Chihiro (2001)

Considerado um dos melhores filmes da história do cinema japonês, foi o primeiro vencedor do Oscar de melhor filme de animação, e elevou Miyazaki Hayao ao hall dos melhores roteiristas e diretores do Japão. E não era para menos. A história de jovem Chihiro, que perde os pais em um plano espiritual alternativo, e precisa passar por várias provações para que sua vida volte ao normal, contando apenas com sua coragem e a ajuda do menino-dragão Haku, que está sob um feitiço. Com traços preciosos, o diretor não poupa os olhos do público, insere sangue e situações violentas em geral. Poesia de primeira classe.

As Consequências do Amor (2004)

O título sugere algo mais sublime, entretanto isso não é do feitio de Paolo Sorrentino. Este seu longa tem uma narrativa ao mesmo tempo que vanguardista, muito contemporânea em linguagem. Na história, homeopaticamente vamos acompanhando a trajetória de Titta Di Giralamo (Toni Servillo), um hóspede morador de um hotel na Suíça. O diretor permite que direcionemos o olhar para as ações ´periféricas dos outros hóspedes do hotel, para só depois mostrar o que realmente move Di Girolamo . A relação do protagonista com a bela garçonte (Olivia Magnani), a aparição de gangsteres e o final curiosamente mais lento do que o normal, elevam este singelo longa a obra-prima obrigatória. 

Caché (2005)

Michael Haneke pega um gancho, não assumido, no filme Estrada Perdida (97) de David Lynch e desenvolve à sua maneira a trama. Georges Laurent (Daniel Auteuil), um apesentador de TV, é casado com a editora Anne (Juliette Bonoche) e vive bem em alto padrão. Quando fitas de uma câmera de segurança é deixada em sua porta, inicia-se o mistério, que vai se desenrolando ao passo que outras gravações, da fazenda onde Georges cresceu, e a presença de seu quase irmão Majid (Maurice Benichou) são inseridos na história. Haneke vai largando aos poucos o suspense intruncado para expor sem piedade sua violência, reveladora, mas também, estarrecedora. 

A Teta assustada (2008)

Tudo bem que existe quem tenha classificado como péssimo este libelo do cinema latino-americano, talvez por não perceber acima de tudo, se trata de uma cultura inédita, a peruana. O nome do filme faz referência a um folclore do país, onde  as mulheres estupradas, contaminam seus filhos através da amamentação com uma espécie de doença que extermina a alma. Fausta (Magaly Solier, ótima) é uma delas, que depois que sua mãe morre, é obrigada a encarar de frente seus temores, e ainda manter em segredo a batata que mantém em sua vagina, como forma de evitar um possível estupro. Alegórico, estranho, porém, brilhante.

Confissões de uma Mente Perigosa (2003)

Pode ser que este seja uma espécie de "vestibular" que George Clooney como diretor, e por isso sua mão ainda não estava com maneirismos. Divertido, imprevisível e, às vezes, lento, o longa conta a história de Chuck Barris (Sam Rockwell), um produtor cheio de criatividade da industria televisiva. Quando percebe que está sendo seguido por um estranho, ele é levado ao universo dos agentes secretos, com missões nos mais variados lugares do mundo. Para manter as aparências, concilia a vida na TV com a de espião, o que rende situações impagáveis. Cult Movie instantâneo.

O Segredo de Seus Olhos (2009)

O cinema argentino tem sido o mais regular do circuito latino-americano. E o auge deste momento foi com este thriller de suspense, que do primeiro minuto ao desfecho absolutamente inesperado, retumba entre os melhores do gênero na história. Bejamim Esposito (Ricardo Darín, extraordinário) se aposentou do cargo de oficial de justiça e decide escrever um livro sobre  um crime brutal, o qual não conseguiu resolver quando trabalhava como investigador. Ao se encontrar com o viúvo da vítima promete solucionar o caso com a ajuda de seu amigo Pablo (Guillermo Francella) e de sua chefe Irene Menéndez (Soledad Villamil), a quem ama em segredo. Definitivamente imperdível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário