Visitantes

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As aventuras de Agamenon, o repórter (2011)

Dirigido por Victor Lopes. Com Marcelo Adnet, Hubert e Luana Piovani.


Nota: 2.2

As comédias que inserem uma intertextualidade cinematográfica em suas produções têm a missão de elevar o nível de sua obra, contribuindo assim para uma rápida identificação por parte do público. Esta seria a proposta de As aventuras de Agamenon – o repórter, produzido pelos eternos cassetas Hubert e Marcelo Madureira. Partindo deste princípio, o filme seria uma mescla de algo como Os Simpsons, com uma pitada de South Park e muito de Forrest Gump. Mas no final tudo terminou como uma extensão de um Casseta e Planeta para maiores.

A história começa com um ensandecido Pedro Bial (será por quê?) procurando pelo protagonista nos arredores do famoso Jornal onde trabalha. Em seguida, age como um documentário narrando as “proezas” de Agamenon (Marcelo Adnet / Hubert), repórter de O Globo desde o início de sua brilhante carreira, o casamento com sua amada Isaura (Luana Piovani) e sua incisiva participação nos mais relevantes fatos históricos mundiais. Bem como suas famosas entrevistas concedidas por personalidades como Gandhi e Martin Luther King, além de um encontro com Hitler. Nada que não tenhamos visto de forma semelhante em Forrest Gump. A diferença é que enquanto o filme que deu o Oscar a Tom Hanks era um drama, aqui era para ser uma comédia. Contudo, a julgar por sua péssima realização emaranhada em piadas grosseiras, momentos risíveis de até aonde vai o abismo que caiu o humor nacional, diríamos que neste quesito o filme fracassou. Visto que se o papel de uma comédia é criar momentos de riso, passou longe de seu objetivo. Os seus 73 minutos não conseguem arrancar nenhuma gargalhada, por menor que seja de qualquer indivíduo que tenha o mínimo de consciência do que está assistindo.

As Aventuras de Agamenon se apóia na jogada de desmoralizar figuras históricas. Esta tem sido a tônica de famosos programas humorísticos em todo o mundo. O próprio Casseta e Planeta sobreviveu tanto tempo na TV por conta disso, provando que não há nada demais na ideia, afinal, ver celebridades em momentos espontâneos (lê-se embaraçosos), nem que seja de modo fictício, tem divertido muita gente desde que inventaram o rádio e a TV. Entretanto, não se deve deixar de lado o mínimo de classe e estilo para realizar tal proeza. Esta é a diferença dos outros programas para este festival de besteiras.

No elenco, além dos cassetas Hubert e Marcelo Madureira, temos o queridinho das comédias de mau gosto Marcelo Adnet e a polêmica Luana Piovani, que antes de abrir a boca para falar mal de alguém, deveria repensar sua carreira artística. O mais absurdo, no entanto, é ver personalidades respeitáveis como Caetano Velloso e Paulo Coelho se prestando a este tipo de coisa. Ambos se juntaram a Jô Soares, Suzana vieira e Nelson Motta para dar depoimentos no falso documentário sobre a vida de Agamenon. E para completar o lapso estarrecedor, Fernanda Montenegro em seu momento de plebéia desbocada fazendo uma narração do filme. Não há outra palavra para descrever sua participação nesta comédia lamentável além de patética. Vindo de alguém que já concorreu a um Oscar, me leva a indagar sobre o que teria levado a embarcar nesta bobagem. Insanidade temporária ou apenas uma forte jogada de marketing para levar o público às salas de projeção?

Não há como saber. A única coisa que podemos ter certeza é de que As aventuras de Agamenon é algo para ser visto apenas por aqueles que querem se aventurar em coisas totalmente idiotas. Aqueles que, segundo Forrest, só fazem idiotices. E este filme com certeza é um belo exemplar deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário