Visitantes

sexta-feira, 30 de março de 2012

Olga (2004)


Dirigido por Jayme Monjardim. Com Camila Morgado, Caco Ciocler e Fernanda Montenegro
Cotação: 7.1

Se Fincher pecou ao minimizar a figura e a participação de Lisbeth Salander em Millenium, outro diretor não deixou de lado a profundidade da força feminina em seu filme. Em 2005 Jayme Monjardim quis levar a público a extraordinária história de Olga Benário, uma líder da militância comunista nos anos 30 que veio parar no Brasil como protetora pessoal de Luiz Carlos Prestes e acabou revolucionando as ideias de combate dos comunistas brasileiros.

Com Prestes no exílio, estavam todos dispersos, sem um direcionamento mais produtivo para seus fins. Por isso, eram chamados de anarquistas. Com a chegada clandestina do líder da ANL no Brasil, os anarquistas sabiam que não seriam mais anarquistas e que agora seus ideais de liberdade deixariam de ser meros ideais. Prestes havia retornado e ao lado dele uma mulher que lutou bravamente por liberdade de expressão. Uma militante que propôs com afinco enfrentar os poderosos com sua experiência de batalhas anteriores pela Europa. A aproximação entre Prestes e Olga tornou-se mais afetiva, fortalecendo de uma maneira romântica a batalha. Assim, o casal de revolucionários conquistou importantes resultados na batalha, mas não venceu a Guerra. Prestes foi parar numa cela dos porões da Ditadura como preso político durante anos e Olga teve um destino mais insólito devido sua posição. Como era judia, foi deportada grávida para a Alemanha Nazista de Hitler. Após o nascimento de sua menina, foi mandada para um campo de concentração em Ravensbruck, na Alemanha, morrendo na Câmara de gás.

Esta é a narrativa histórica que se encontra nos livros. Uma narrativa que serviu como base para Jayme e a roteirista Rita Buzar. No entanto, o diretor queria aprofundar mais a história de sua protagonista. Mostrar quem de fato fora Olga Benário. Pra isso ele teve de se esforçar bastante e saber alguns detalhes da vida da revolucionária era tão complicado quanto conduzir uma batalha. Mesmo com uma história importante para contar, pouco se sabia sobre esta mulher que ajudou a libertar o Brasil da opressão. Nem mesmo em sua própria cidade na Alemanha, as pessoas desconheciam o nome e a pessoa de Olga.

Olga é um filme 100% nacional, onde a protagonista é divinamente interpretada por Camila Morgado, que brilhou nas cenas mais impactantes da personagem. Ao seu lado, o belo e talentoso Caco Ciocler como Prestes, oferece uma química perfeita para o casal. Tudo para oferecer ao público uma história primordial dentro da própria história. Contudo, a ausência de uma apuração mais enfática sobre sua vida, fez com que o diretor perdesse parte da essência do filme. A perspectiva criada em relação à personagem, sucumbe perante algo muito romantizado e ausente de cenas realmente relevantes para conduzir a história da revolução.

Se o filme falha nas características cine biográficas, a energia imposta sobre ele é direcionada para a uma obra de grande relevância da personagem historicamente. Olga é um filme capaz de levar muita gente às lágrimas e fazer refletir, como bem sintetiza sua intérprete Camila Morgado: “Hoje em dia falta muito desta coisa do coletivo. Falta muito do companheirismo, de valores. A gente tá esquecendo o valor de certas palavras como ser solidário, como questões humanitárias. Eu acho que a gente tem muita informação e pouca formação. A Olga é desta geração com muita formação. Veja bem, com 15 anos ela começou a militância. Com 15 anos ela já tinha lido o manifesto comunista. Eu não tive esta formação que ela teve”.

Contando com um elenco estelar que inclui Eliane Giardini, Osmar Prado e Fernanda Montenegro, é uma produção que sai por dois caminhos distintos. Uma bela obra de qualidade, excelentes atuações, mesmo deixando a desejar em seu objetivo principal.

Mulher, mãe, comunista, judia. Ela tinha todos os atenuantes para se resignar. Mas não. Mesmo diante das dificuldades de uma época de trevas, Olga Benário se manteve firme. Como uma idealista que nunca abdicou de seu desejo de viver. Até o último instante ela lutou pelo bom, pelo justo e pelo melhor do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário