MELHOR FILME
* Sabe-se lá por que a Academia deu para indicar nove apenas na categoria principal. Em alguns anos, isso até é aceitável, mas neste ano não. Poderia ter entrado Moonrise Kingdom ou até Skyfaal, para justificar tanto espaço na lista principal. É uma boa lista, com destaque para o independente Indomável Sonhadora e a justiça sendo feita à bela carreira de Haneke com Amour.
Steven Spielberg - Lincoln
Prêmios anteriores: Melhor diretor: A Lista de Schindler (94); O Resgate do Soldado Ryan (99).
Indicações anteriores: Melhor diretor: Contatos Imediatos de Terceiro Grau (78); Os caçadores da Arca Perdida (82); E.T. - O Extraterrestre (83); Munique (06). Melhor filme: Tubarão (76); Contatos Imediatos de Terceiro Grau (78); Os caçadores da Arca Perdida (82); E.T. - O Extraterrestre (83); A Cor Púrpura (86); O Resgate do Soldado Ryan (99); Munique (06); Cavalo de Guerra (12).
Ang Lee - As Aventuras de Pi
Prêmios anteriores: Melhor diretor: O Segredo de Brokeback Mountain (07); Melhor filme estrangeiro: O Tigre e o Dragão (01).
Indicações anteriores: Melhor diretor: O Tigre e o Dragão (01). Melhor Filme: Razão e Sensibilidade (96); O Tigre e o Dragão (01); O Segredo de Brokeback Mountain (07). Melhor filme estrangeiro: Banquete de Casamento (94).
David O. Russel - O Lado Bom da Vida
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: Melhor diretor: O Vencedor (11). Melhor filme: O Vencedor (11).
Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: 1ª Indicação
Michael Haneke - Amour
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: 1ª Indicação
* Foi assustador não ver o nome de Ben Affleck, pois seu trabalho em Argo é excelente. Katryn Bigelow foi ausência a ser sentida também, mas como venceu há pouco tempo, os membros da Academia preteriu sem dó. Tarantino poderia aparecer, entretanto o trabalho de Haneke já merecia tal reconhecimento, depois de ótimos trabalhos em A Fita Branca e Caché, este último impugnado na época. Zeitlin foi a grande surpresa, mas o sucesso de crítica de seu filme faz de sua indicação no mínimo aceitável.
MELHOR ATOR
Daniel Day-Lewis - Lincoln
Prêmios anteriores: Melhor ator: Meu Pé Esquerdo (89); Sangue Negro (09).
Indicações anteriores: Melhor ator: Em Nome do Pai (94); Gangues de Nova Iorque (03);
Hugh Jackman - Os Miseráveis
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: 1ª indicação
Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: 1ª indicação
Joaquin Phoenix - O Mestre
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: Melhor ator: Johnny e June (06); Melhor ator coadjuvante: Gladiador (01).
Denzel Washington - O Voo
Prêmios anteriores: Melhor ator: Dia de Treinamento (02); Melhor ator coadjuvante: Glória (89).
Indicações anteriores: Melhor ator: Malcom X (93); Hurricane - O Furacão (00). Melhor ator coadjuvante: Um Grito de Liberdade (88).
* O destaque foi a esnobada que John Hawkes levou, já que foi indicado a todos os prêmios do circuito. Joaquin Phoenix ficou com a vaga. Bela surpresa é Jackman como Jean Valjean. Só a sua determinação em cantar e sair do esteriótipo de machão já vale. Denzel Washington de volta desde sua vitória em 2002, com um papel controverso do jeito que gosta. Cooper vem provando que tem potencial para mais desafios, e seu papel o levou a dezenas de indicações, não ia sobrar. Mas Day-Lewis vem como uma lenda da história americana, com banca para se tornar um mito do cinema.
MELHOR ATRIZ
Jessica Chastain - A Hora Mais Escura
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: Melhor atriz coadjuvante: Histórias Cruzadas (12).
Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: Melhor atriz: Inverno da Alma (11).
Naomi Watts - O Impossível
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: Melhor atriz: 21 Gramas (04).
Emmanuelle Riva - Amour
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: 1ª indicação
Quvenzhané Wallis - Indomável Sonhadora
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: 1ª Indicação
* Uma lista interessante. Chastain iria com certeza, pois ano passado poderia ter entrado por três papéis, e eles adoram compensar (não que não mereça, pois ainda não vi). Lawrence vem encantando e entra como favorita, e seu talento tanto para blockbusters quanto para dramas lhe dão esta vantagem. Riva era uma incógnita, e com o fortalecimento de Amour, foi alavancada para a vaga. Watts comove e dá esperanças com uma atuação sem exageros, mereceu. A pequena Wallis desbancou a veterana Helen Mirren e a ótima Marion Cotillard. Pudera, sua atuação é assustadoramente poderosa para uma menina de 9 anos.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Tommy Lee-Jones - Lincoln
Prêmios anteriores: Melhor ator coadjuvante: O Fugitivo (94).
Indicações anteriores: Melhor ator: No Vale das Sombras (09). Melhor ator coadjuvante: JFK - A Pergunta que Não quer Calar (90).
Philip Seymour Hoffman - O Mestre
Prêmios anteriores: Melhor ator: Capote (06).
Indicações anteriores: Melhor ator coadjuvante: Jogos do Poder (08); Dúvida (09).
Alan Arkin - Argo
Prêmios anteriores: Melhor ator coadjuvante: Pequena Miss Sunshine (07).
Indicações anteriores: Melhor ator: Os Russos Estão Chegando, os Russos Estão Chegando (67); O Coração é um Caçador Solitário (69);
Robert DeNiro - O Lado Bom da Vida
Prêmios anteriores: Melhor ator: Touro Indomável (81); Melhor ator coadjuvante: O Poderoso Chefão parte II (75).
Indicações anteriores: Melhor ator: Taxi Driver (77); O Franco Atirador (78); Tempo de Despertar (90); Cabo do Medo (91).
Christoph Waltz - Django Livre
Prêmios anteriores: Melhor ator coadjuvante: Bastardos Inglorius (10).
Indicações anteriores: -
* Nesta categoria não houve muitas surpresas. A opção de Waltz por DiCaprio era esperada, já que a Academia parece não gostar muito dele. Lee-Jones caiu no gosto dos membros desde seu trabalho em Onde os Fracos Não Tem Vez, e vai como favorito. Hoffman faz excelente dupla com Phoenix e sempre aparece nas listas. Arkin é singelo, com a aspereza de seu personagem faz jus à indicação. E DeNiro, sumido da lista desde Cabo do Medo (90) é um monstro sagrado, quando tem um trabalho à altura a Academia não seria idiota de deixá-lo de fora.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Anne Hathaway - Os Miseráveis
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: Melhor atriz: O Casamento de Rachel (10).
Sally Field - Lincoln
Prêmios anteriores: Melhor atriz: Norma Rae (80); Um Lugar no Coração (85).
Indicações anteriores: -
Helen Hunt - As Sessões
Prêmios anteriores: Melhor atriz: Melhor é Impossível (98).
Indicações anteriores: -
Amy Adams - O Mestre
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: Melhor atriz coadjuvante: Junebug (07); Dúvida (09); O Vencedor (11).
Jacki Weaver - O Lado Bom da Vida
Prêmios anteriores: -
Indicações anteriores: Melhor atriz coadjuvante: Reino Animal (10).
* Outra categoria manjada, que se não fosse pela aparição de Weaver, nem teria o que comentar. Esta, aliás, está ficando marcada por sempre surpreender e ser indicada quando ninguém espera, como em Reino Animal (10). Amy Adams é figurinha marcada, e tem talento para não ser uma zebra. Sally Field está de volta desde que venceu em 1984. Finalmente volta a ter um papel à altura de sua cancha. A carismática Helen Hunt reapareceu num papel que lhe exigia muito, merece mais bons papéis. Mas o grande nome é Anne Hathaway, que vem papando guilds. Além de ter participado de um blockbuster de sucesso (que ajuda, e muito), fica feia, canta e atua de forma competente. É provável que vença.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
A Hora Mais Escura - Mark Boal
Moonrise Kingdom - Wes Anderson & Roman Coppola
Django Livre - Quentin Tarantino
Amour - Michael Haneke
O Voo - John Gatins
* A Academia não foi mesmo com a "cara" de O Mestre, pois nem nessa categoria que era dada como certa a indicação de P. T. Anderson ele figurou. Moonrise Kigdom e A Hora Mais Escura são bem cotados e era certeza de serem indicados. Tarantino também tem vaga cativa. Haneke está tendo sua redenção e era de se esperar que entrasse. Surpresa foi Gatlins, pois Rian Johnson (Looper) estava com mais chances e foi indicados ao prêmio dos escritores.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Lincoln - Tony Kushner, John Logan & Paul Webb
O Lado Bom da Vida - David O. Russel
Argo - Chris Terrio
Indomável Sonhadora - Lucy Alibar & Benh Zeitlin
As Aventuras de Pi - David Magee
* Lincoln com seu trio de roteiristas era certo, assim como o poderoso texto de Terrio em Argo. Russel conta com o carisma e talento de seu atores. Magee condensou um livro de conteúdo complexo e reflexivo em um filme curto, para os parâmetros atuais, sem deixar seu verdadeiro espirito do longa. Benh Zeitlin, ao lado de Lucy Alibar, já tinha vaga praticamente garantida depois de seu sucesso em Sundance.
MELHOR FOTOGRAFIA
As Aventuras de Pi - Claudio Miranda
007 - Operação Skyfaal - Roger Deakin
Lincoln - Janusz Kaminski
Django Livre - Robert Richardson
Anna Karenina - Seamus McGarvey
MELHOR MONTAGEM
A Hora Mais Escura - Dylan Tichenor
Argo - Willian Goldenberg
Lincoln - Michael Kahn
As Aventuras de Pi - Tim Sqyres
O Lado Bom da Vida - Jay Cassidy e Crispin Struthers
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Anna Karenina - Sarah Greenwood
Os Miseráveis - Eve Stewart
Lincoln - Rick Carter
O Hobbit - Uma Jornada Inesperada - Dan Hennah
As Aventuras de Pi - David Gropman
MELHOR FIGURINO
Anna Karenina - Jaqueline Durran
Os Miseráveis - Paco Delgado
Lincoln - Joanna Johnston
Espelho, Espelho Meu - Eiko Ishioka
Branca de Neve e o Caçador - Colleen Atwood
MELHOR MAQUIAGEM
O Hobbit - Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
Hitchcock
MELHOR TRILHA SONORA
As Aventuras de Pi - Mychael Dana
Lincoln - John Willians
Argo - Alexandre Desplat
Anna Karenina - Dario Marianelli
007 - Operação Skyfaal - Thomas Newman
MELHOR MIXAGEM DE SOM
Os Miseráveis
007 - Operação Skyfaal
As Aventuras de Pi
Lincoln
Argo
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
007 - Operação Skyfaal
A Hora Mais Escura
As Aventuras de Pi
Django Livre
Argo
MELHOR EFEITOS VISUAIS
O Hobbit - Uma Jornada Inesperada
Prometheus
As Aventuras de Pi
Os Vingadores
Branca de Neve e o Caçador
MELHOR CANÇÃO
007 - Operação Skyfaal - "Skyfaal"
Os Miseráveis - "Suddenly"
Pi's Lullabi - As Aventuras de Pi
Everbody Needs A Best Friend - Ted
Before My Time - Chasing Ice
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Frankenweenie
Detona Ralph
Valente
Paranorman
Piratas Pirados!
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Amour - Áustria
O Amante da Rainha - Dinamarca
No - Chile
A Feiticeira da Guerra - Canadá
Kon-Tiki - Noruega
Searching for Sugar Man
The Gatekeepers
How to Survive a Place
The Invisible War
5 Broken Cameras
MELHOR DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM
Inocente
Kings Point
Redemption
Mondays at Racine
Open Heart
MELHOR ANIMAÇÃO CURTA-METRAGEM
Paperman
Adam and Dog
The Longest Daycare
Head Over Heels
Fresh Guacamole
MELHOR CURTA-METRAGEM
Asad
Death of a Shadow
Curfew
Buzkashi Boys
Henry
Bons comentários. Só destaco que, na verdade, a mais nova Melhor Atriz foi Marlee Matlin, que recebeu o Oscar aos 20 anos na cerimônia de 1987.
ResponderExcluirMuito obrigado então, minha fonte estava errada. Mas vpu corrigir.
ExcluirMinhas apostas:
ResponderExcluirMelhor Filme: LINCOLN
Melhor Diretor: Steven Spielberg por LINCOLN
Melhor Ator: Daniel Day-Lewis por LINCOLN
Melhor Atriz: Jennifer Lawrence por O LADO BOM DA VIDA
Melhor Ator Coadjuvante: Philip S.Hoffman por O MESTRE
Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway por OS MISERÁVEIS
Melhor Roteiro Original: Mark Boal por A HORA MAIS ESCURA
Melhor Roteiro Adaptado: Tony Kushner, John Logan & Paul Webb por
LINCOLN
Melhor Filme de Animação: FRANKENWEENIE (Tim Burton)
Melhor Filme Estrangeiro: AMOUR (Michael Haneke – Áustria)
Melhor Desenho de Produção: ANNA KARENINA (Sarah Greenwood)
Melhor Fotografia: AS AVENTURAS DE PI (Claudio Miranda)
Melhor Figurino: ANNA KARENINA (Jacqueline Durran)
Melhor Montagem: ARGO (William Goldenberg)
Melhor Maquiagem e Penteado: O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA
Melhor Mixagem de Som: 007 – OPERAÇÃO SKYFALL
Melhor Edição de Som: 007 – OPERAÇÃO SKYFALL
Melhor Efeitos Visuais: AS AVENTURAS DE PI
Melhor Trilha Musical: AS AVENTURAS DE PI (Mychael Danna)
Melhor Canção Original: 007 – OPERAÇÃO SKYFALL por “Skyfall”
Melhor Documentário em Longa-Metragem: SEARCHING FOR SUGAR MAN (Malik Bendjelloul)
Melhor Animação em Curta-Metragem: PAPERMAN (John Kahrs)
Melhor Documentário em Curta-Metragem: INOCENTE (Shine Global, Inc.)
Melhor Curta-Metragem: A SAD (Bryan Buckley)
Realmente uma coisa que falei aqui é desta lista com mais de 5 filmes na disputa. Algo totalmente desnecessário, isto acaba inchando a categoria. uma ausência sentida é da Bigelow. Acho que eles estavam com medo dela ganhar de novo!rsrsrs.
ResponderExcluirMais uma vez Di Caprio foi preterido, enquanto duas bombas concorrem como melhor ator. É algo que vou morrer sem entender. E pra terminar, vou torcer muito pra Jéssica Chastain, que me comoveu quando chorou no Globo de ouro do ano passado com a vitória de Octávia Spencer e dava pra ver no rosto dela que estava mais tensa que Viola Davis antes de anunciar o prêmio de melhor atriz. Além de uma atriz fantástica, se mostrou uma colega leal e sem estrelismos. Na categoria masculina, gosto de Day-Lewis e Washington, mas Phoenix é o dono do meu coração!
Também concordo irmã. Não entendo essa cisma com DiCaprio e também acho Chastain excepcional. Vou torcer pra ela e Lawrence, e Hathaway, que não tem nada a ver com o assunto, kkkk.
Excluir