Visitantes

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

13 Personagens para um novo ano

O Ano Novo chegou e que traga muitas realizações para todos. Para dar uma forcinha na hora de tomar dificies decisões, confrontar as injustiças, se revoltar com o preconceito e se fazer exemplo de humanidade para todos que o rodeiam, preparamos uma lista de 13 personagens inesquecíveis do cinema que por nossa boa vontade ultrapassam sem problemas as fronteiras da ficção:

Edward Lewis (Richard Gere)
Imagine só encontrar pelo acaso o homem dos seus sonhos ao dobrar da esquina? A sortuda em questão é uma garota de programa do clássico Uma linda mulher e o homem dos sonhos em questão é um charmoso magnata do ramo empresarial. A situação financeira do Príncipe metropolitano por si só já poderia taxá-lo como um daqueles amantes enviados pelos Deuses. No entanto, a nobreza deste príncipe não é apenas de um conto de fadas, pois o galã não precisou de um cavalo branco e armadura para salvar sua donzela. O fez quando teve para com ela a afeição e o respeito que merece toda mulher seja em que posição estiver. É o tipo de homem que todas desejam para um ano novo. 
Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon)
Que tal seguir por um caminho de aventura reflexiva pelo mundo afora de carona com duas personagens perfeitas neste sentido? As amigas inseparáveis chutaram o balde da repressão interiorana e colocaram o pé na estrada para viver a vida que tanto ansiavam em Thelma e Louise. Duas mulheres determinadas o suficiente para se defender das inúmeras armadilhas que da estrada provinham e corajosas o extremo para optar por um precipício a voltar para aquela vida cerne. Mesmo diante desta saída radical, o que conta é tudo que as personagens viveram e inspiraram e além de tudo isso, se deparar com um Brad Pitt pelo caminho, quem liga para o fim desta jornada? 
Idgie Thereagood (Marie Stewart Masterson) e Ruth Jaminson (Mary Louise-Parker)
Uma grande amizade é sempre moldada por vários fatores em comum, e quando a diferença de personalidades se torna latente o incomum ganha contornos inesquecíveis. Uma lição que nos deixou estas marcantes personalidades na arrebatadora história de Tomates verdes e fritos. Ambas protagonizaram aquele laço de amizade que quando se ata não se sabe se terá um impacto relevante em nossas vidas, mas que aos poucos o amor à amizade e a troca de experiências de vida faz indestrutível este laço. 

Sean Maguire (Robin Williams)  
Professores que se traduzem como fontes de inspiração para a maioria de seu alunos dentro de sala de aula não fogem a característica pelo talento bem como a vocação da classe. O que não poderia fugir é a forma de enxergar uma outra versão de mestre. Este foi além do padrão para o rebelde Will Huntinng em Gênio indomável. O homem atormentado por seu passado transcendeu o arquétipo de professor bonzinho vencendo diariamente seus próprios demônios, passando assim a interagir mais intensamente com seu pupilo a fim de conduzi-lo a seu verdadeiro caminho. 
Guido (Roberto Benigni) 
Não basta ser pai, tem que participar. Este slogan parece ter sido inspirado no inesquecível e carismático personagem de A vida é bela. Ele poderia se mais um dos judeus comerciários perseguidos pela tirania da Segunda Guerra Mundial e acatar seu destino. Porém quando foi parar num campo de concentração, não se deixou abater pelo horror. Junto a seu pequeno filho, foi até o limite de sua vida para mostrar que apesar de tudo o mais importante era não deixar que o espírito sucumbisse emparelhado com o corpo. O bom pai criou para o filho um mundo de vida e alegria dentro da morte e tristeza a fim de proteger, a seu modo, o que restou de sua família. 
Jen Yu (Zyi Zang)
Herdeira de uma poderosa casa de sangue real na China, a jovem astuta se nega cumprir o triste destino que aguardava todas as mulheres de boa família daquela sociedade sufocante por regras e padrões. Se unir em matrimônio com um homem que sua família pré-determinou estava fora dos planos de uma das protagonistas de O Tigre e o Dragão. Assim, ela tirou os trajes reais e em segredo, forjou uma fabulosa guerreira disposta a enfrentar tudo e todos para marcar seu nome com a espada neste mundo de injustiças. Sua mente fervilhante leva cometer pequenos delitos, mas quando conhece sua verdadeira essência, se joga literalmente nos princípios de determinação a qual sempre pertenceu. 


Maggie Fitzgerald (Hillary Swank)
Uma menina de ouro que se preze tem de encarar todas as dificuldade impostas por qualquer sonho, fato ou profissão que ela possa acarretar. Para chegar a este status, a garçonete boxeadora de Menina de ouro nem precisou alcançar o topo pra se tornar uma. Sua coragem e determinação para seguir em frente com seus sonhos, foram suficientes para fazer dela um exímio exemplo de superação.

Paikea (Keisha Castle-Hughes)
A menina nasceu de uma família de linhagem nobre da região e quando seu irmão gêmeo morreu no parto, coube a ela a responsabilidade de liderar um povo e unir uma nação sob suas raízes no encantador Encantadora de baleias. Mesmo tendo amor e respeito por sua família, ficou difícil pra menina entender o tamanho da rejeição por parte dos seus a seu destino por sua condição. Mas a garota de personalidade forte sabia exatamente o tamanho de sua missão. As dificuldades impostas por anos e anos de marginalização das mulheres de sua aldeia, não foram suficientes para impedi-la de mostrar a todos que força e nobreza não provém do gênero, mas da figura humana em geral.

Justin Quayle (Ralph Fiennes)
Dono de uma personalidade pacífica o diplomata nunca pensou que um dia estaria no olho de um furacão de denúncias contra as inescrupulosas indústrias farmacêuticas globais. Quando sua impetuosa esposa é assassinada, por amor, ele resolve herdar a luta da mesma contra a varredura cruel dos direitos humanos imposta pelos grandes sobre a sofrida população africana. A cordialidade habitual dá lugar a uma tensão de graves consequências ao protagonista de O jardineiro fiel. Mas nada que abale a proeminente mensagem deixado por ele.

Ivy Walker (Bryce Dallas Howard)
Lutar até o fim para salvar o amor que está morrendo é um ato comum entre os seres humanos de boa vontade. Incomum mesmo é quando esta batalha ganha contornos dramáticos dentro das limitações físicas desses heróis românticos. Sua enorme força interior não deixou que a deficiência visual impedisse esta mulher de aspecto frágil, e nascida para liderar, de atravessar uma floresta sinistra para buscar remédios que pudessem salvar a vida de seu noivo. Este conjunto de percalços foi irrelevante ao cumprir sua missão. Este com certeza é um dos impressionantes motes do sucesso A vila.  
Gerd Wiesler (Ulrich Mühe)
O frio oficial de A vida dos outros era um modelo para os oficiais da famosa Stasi (força de espionagem da Alemanha socialista durante a Guerra Fria). Tudo por não demonstrar laços afetivos pelos outros. O sisudo era quase que como um robô, vivendo sua vida sem emoção e personalidade. Combustíveis necessários para um ótimo trabalho que desempenhava no setor. Contudo, quando as emoções começaram a lhe tomar parte da vida, passou a fazer os que a maioria dos soldados naquela posição nem sonhavam em fazer. Pensar. Com isso não foi difícil conseguir distinguir o certo do errado e alcançar por meio disso sua redenção pessoal. 


Capitão Nascimento (Wagner Moura)
O brado da honestidade no meio da corrupção fez do destemido capitão do BOPE um modelo de herói nacional. A coragem desta figura emblemática do cinema nacional ultrapassa bordões e segue uma linha inalterada de força e destreza à frente de seu comandados. Num país regido por um Sistema corrupto, o que poderia ser uma regra, torna-se uma exceção. Uma exceção bem vinda na essência do mítico personagem de Tropa de Elite.

Eugenia Skeeter Phelan (Emma Stone) 
A condição privilegiada de dama elitista no caldeirão racial dos anos 60 poderia causar em muitas um certo comodismo e indiferença ao apelo dos menos favorecidos da época. Mas não para esta jovem jornalista criada como todas as crianças daquele tempo em que as babás negras era o mais próximo de uma figura materna que tinham. Por isso nunca deixou que a segregação minasse seu amor e gratidão em torno destas admiráveis mulheres. Movida por esses corajosos ideais foi a brilhante idealizadora de The Help, uma espécie de livro denúncia formatado pelos depoimentos emocionantes das subjugadas do filme Histórias Cruzadas.

2 comentários:

  1. Fico com pureza de Paikea no belíssimo Encantadora de Baleias, mas Guido também é inspirador, aliás, todos são ótimos.

    ResponderExcluir
  2. Fico com Maggie Fitzgerald de "Menina de Ouro". Todo sonho é possível.

    ResponderExcluir