Visitantes

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cinema e esporte

Diversão, entretenimento com cultura. Estes são os grandes elos que unem um e o outro. Afinal, quem é que não gosta de ir ao estádio ou a um ginásio torcer de coração por seu time favorito? A mesma coisa observar nos cinéfilos. Aqueles que fazem filas quilométricas para saciar sua sede por seu aguardado filme em exibição. Esporte e cinema tem dessas coisas. Coisas que ajudam a conduzir a sensibilidade humana, fazendo-a enxergar as mais variadas formas de interagir com todos os povos. Não é preciso ir muito longe para viajar pelos países nos gramados, quadras, pistas, piscinas e telas de cinema. Por isso, apresento aqui algumas formas interessantes de unir dois dos maiores espetáculos de entretenimento do planeta.

GÊNIO INDOMÁVEL: o filme que revelou outro lado dos galãs Ben Affleck e Matt Damon como roteiristas, fala do quanto é difícil se encontrar na juventude, mesmo com um talento extraordinário para alcançar seus objetivos. O roteiro, vencedor do Oscar, poderia ser baseado na vida do fantástico nadador Michael Phelps, que detém recordes impressionantes em sua brilhante carreira, mas que de vez em quando afunda na sua vida pessoal com atitudes não condizentes de sua posição como ídolo mundial.




SUPERMAN: ele não usa capa como o ilustre visitante de Krypton, mas parece voar na pista. Sua super força física e sua super velocidade, transformam o jamaicano Usain Bolt em um super-homem na mais concepção da palavra. Há até quem acredite que ele nem seja deste planeta. Será que Clark Kent não é o único? O carisma do maior herói dos quadrinhos americanos é algo também em comum que sustenta a fama deste simpático atleta que arrebata muitos admiradores em todo o mundo.




UM OLHAR DO PARAÍSO: olhar as coisas mundanas do alto de um firmamento subjetivo depois da morte fez a jovem Susie Salmom repensar o sentido de vingança pela sua fatalidade. Bem, vingança aqui só se for contra seus oponentes e dentro do espírito esportivo. As apresentações mágicas da bela saltadora russa Yelena Yshinbayeva são um dos momentos capitais do esporte. A moça salta tão alto que para ela, é possível vislumbrar de seu paraíso olímpico os pobres mortais que não se cansam de se assombrar com suas performances.




O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA: “Venham um, venham todos...” todos os povos do mundo para acompanhar em Paz e alegria o maior espetáculo da Terra. O filme de Cecil B. De Mille contava as peripécias das mais populares estrelas circenses que encantavam multidões. Então o que dizer dos americanos, o número 1 do Basquete? Lebron James e Cia não deixam por menos e arrasam em cada partida, ou melhor, em cada espetáculo de jogadas tão impressionantes que se assemelham tranquilamente a um verdadeiro show de malabarismos na terra ou no ar.



BELEZA AMERICANA: a ninfeta vivida por Mena Suvari no brilhante filme de Sam Mendes pode não ser a protagonista do título, mas com certeza é a figura mais marcante. Marcante também é a presença da belíssima goleira da seleção americana de futebol feminino Hope Solo. A morena ajuda a abrilhantar os gramados com o talento futebolístico nato e claro, uma beleza que por si só já a atenção de muitos espectadores para a modalidade.





MENINA DE OURO: mesmo não sendo detentora da medalha dourada, a brasileira Marta, a melhor do mundo, e suas companheiras já são campeãs. Esforço, persistência, dedicação, paixão. Elementos que ajudam a formar verdadeiros campeões como a boxeadora Maggie Fitzgerald, a menina de ouro do aclamado filme de Clint Eastwood, que assim como Marta não teve sua chance de conquistar o topo.






UMA MENTE BRILHANTE: o premiado filme de Ron Howard que contou a história real da brilhante trajetória do matemático John Nash e seu imenso desafio em superar uma esquizofrenia tornou seu personagem central um mito, um herói, um homem admirável. Bernardinho, o homem por detrás das conquistas de nosso vôlei, se encaixa perfeitamente nestas nomenclaturas quando detém três finais olímpicas da modalidade. Uma história de vitórias que parece mesmo cinematográfica. 




CORAÇÃO VALENTE: o mito irlandês Wiliam Wallace que liderou o exército de camponeses de seu país contra a tirania da Monarquia britânica fez do filme de Mel Gibson um espetáculo inspirador. Uma guerra entre David e Golias e como na história bíblica, o menino venceu o gigante. Assim são os atletas brasileiros que usam além do talento extraordinário e uma força de vontade descomunal para conquistar seu momento glorioso. O coração valente que inspira e alimenta seus sonhos. Vendo a realidade de nossos atletas, parece até mais fácil libertar um povo da dominação estrangeira.



Um comentário:

  1. Gostei da temática do post,ficou bem interessante.
    A escolha dos filmes escolhidos para elucidar o post ficaram bem bacanas,assisti a quase todos.
    Um Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir