Visitantes

sábado, 22 de setembro de 2012

Melancolia (2011)


Melancholia, 2011. Dirigido por Lars Von Trier. Com Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg e Kiefer Sutherland.

Nota: 8,0


O Apocalypse e suas reflexões existenciais são o mote deste disaster movie do diretor Von Trier

“A Terra é maligna. Não nos fará falta” “Eu não aguento mais isso”. Frases das duas personagens principais deste thriller interessantíssimo do polêmico diretor Lars Von Trier, retrata muito bem todo teor desta obra intimista. Irmãs que tentam viver e o mais difícil, conviver com o que a vida pode lhes oferecer.

A jovem Justine (Kristen Dunst) se apresenta como uma noiva de espírito frágil e derrotado de uma suntuosa festa de casamento na casa de campo do cunhado John (Kiefer Sutherland). À medida que a festa se desdobra pela noite, Justine tenta demonstrar em vão um estado de espírito que uma festa como esta requer. Sumiços inesperados, beijos gelados no noivo, danças simbióticas com os convidados. Todos seus movimentos apontam para um final evitável. O Apocalypse de sua vida matrimonial.

Do outro lado está Claire (Charlotte Gainsbourg), que assume a postura da irmã sensata, de vida calma e invejável. Uma fortaleza que comprou a obrigação de cuidar da irmã depressiva. A relação de ambas é pautada por diferenças de personalidades aos olhos dos outros, mas semelhantes quanto às questões das crises existenciais. A aparente força de Claire se esvai com a enunciação de um desastre apocalíptico onde um planeta chamado Melancolia está a ponto de colidir com a Terra. O fim parece mesmo inevitável para os personagens, mas não para o filme.

Melancolia é uma obra de reflexão minuciosa, lenta e gradual sobre o significado de nossa existência perante a sociedade e o que é mais fundamental, perante nós mesmos. Os sentimentos amancebados que todos carregamos e que se libertam diante do Apocalypse. Mas o que seria exatamente este fim do mundo? Esta resposta é deixada em aberto pelo brilhante filme de Von Trier que usa a metáfora do poder de destruição do planeta nada amistoso para enfim, elucidar nossos sentimentos.

Como obra cinematográfica é um apuro afresco visual de imagens inesquecíveis como o prelúdio em slow motion de 7 minutos num detalhado resumo do filme. A trilha sonora impecável transcorre para algo apático e melancólico. E esse é o grande trunfo do filme. Passar o que realmente deveria passar. Nada de sequências ou fatos que pudessem contradizer sua essência. A dupla de protagonistas atua numa química fantástica, destacando diálogos tensos em atuações excelentes, especialmente de Kristen Dunst, que sempre foi boa atriz, e que agora teve sua chance de brilhar numa performance formidável. As cenas de sua Justine passaram o que toda boa atriz deve passar a cada trabalho. Veracidade. Nada de choros incessantes, ou incisivas crises dramáticas. Dunst interpretou um ser humano. Desnuda, sem exageros ou caricaturas destrinchou a doença de sua personagem. Não foi a toa que ganhou a Palma de Ouro de Cannes, mas a toa foi esquecida pela Academia.

Alguns podem achar chato. Outros, incompreensível. Mas uma coisa não há como discutir. O poder que tem esta obra diante de nossa finitude frente ao poder da natureza terrena ou do nosso próprio interior. Este sim o ponto desastroso, que dá medo se não for compreendido, como nas palavras de Justine para Claire: “Se você acha que eu tenho medo de um planeta, você é muito boba!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário