Visitantes

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Filme brasileiro no Oscar 2013

Está previsto para acontecer no próximo dia vinte de setembro a escolha do filme que irá representar o Brasil no Oscar 2013. Para estar apto a concorrer ao menos a estatueta de melhor filme estrangeiro, a produção tem de ter sido exibida nos cinemas de 01 de outubro de 2011 a 30 de setembro de 2012, permanecendo em cartaz por no mínimo sete dias. As inscrições já foram recebidas e o Cineposforrest mostra quais seriam as melhores opções para buscar a indicação na categoria, que não acontece desde 1998 com Central do Brasil, de Walter Salles. 

Na enquete ao lado vote em quem você acha que deve representar o país no Oscar 2013.

O Palhaço

O filme de Selton Mello brinca com influências de mestres como Fellini, e tem uma direção segura. Pode agradar a Academia pela qualidade do texto e pelo seu tema, uma viagem de um homem dentro de si mesmo. O mote cômico e a atuação de Mello também são trunfos, porém por ter estreado ainda em 2011, já caiu um pouco no esquecimento, o que dificulta as coisas (vide Tropa de Elite 2).



Heleno

O filme de José Henrique Fonseca foi uma grata surpresa de 2012 e mostra de maneira sensata a carreira do ex-jogador de futebol Heleno de Freitas. Com uma fotografia impecável em preto-e-branco de Walter Carvalho, o filme ainda conta com a melhor atuação da carreira de Rodrigo Santoro, o que pode alavancar as chances do longa já que o ator está em evolução no cenário hollywoodiano. Seu único problema é o roteiro que às vezes apela a alguns clichês, mesmo que poucos.



Xingu

Apesar de ter recebido críticas medianas, o diretor Cao Hamburguer fez um trabalho competente e conta com a estética excelente das regiões amazônicas. Além de ter atuações muito boas de João Miguel e Caio Blat, a história verídica dos irmãos Villa-Boas ganha força pelo atual momento de discussões ambientais pela construção da Usina de Monte Belo. Outro fato é que o diretor já é conhecido dos acadêmicos quando foi para última seletiva com O ano que meus pais saíram de férias, em 2009. Seu problema, é que não conseguiu agradar tanto o público.


À beira do caminho

O interessante road movie de Breno Silveira conseguiu agradar o público e a crítica com a emocionante história de um homem que viaja em um caminhão na companhia de um menino, onde um procura a expiação de pecados de seus passado e o outro suas origens. O trunfo do filme está na atuação formidável de João Miguel, no roteiro bem elaborado por Patrícia Andre, baseadas em canções de Roberto Carlos, e uma fotografia agradável. Talvez por ter várias semelhanças com Central do Brasil, o longa caia em desagrado entre os votantes da Academia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário