Visitantes

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

WINONA RYDER : Garota interrompida

No auge da carreira e da juventude ela foi uma das atrizes mais requisitadas do cinema em Hollywood. Era considerada um símbolo de sua época na virada dos anos 90 a chamada geração X. Jovens que recusavam valores como dinheiro e ascensão social e os substiuíam pela incerteza. Winona Ryder sempre recusou o título de símbolo,que de fato, não abarca a amplitude de sua precoce trajetória no cinema.
Filha de um casal de escritores e editores,intelectuais da contracultura, ela nasceu em
29 de Outubro de 1971 e foi batizada de Winona Laura Horowitz em homenagem à sua cidade natal , Winona em Minnesota (EUA) e à Laura, mulher do escritor e amigo da família Aldous Huxley. O guru do LSD Timothy Leary é padrinho de Winona. Os poetas beatnik Allen Ginsberg e Lawrence Ferlinghetti eram visitas frequentes em sua casa.
Quando a família se mudou para Petaluma ainda na Califórnia, a garotinha já sabia que queria ser atriz. Dois anos depois foi matriculada no American Conservatory Theater em San Francisco. Teve aulas de interpretação, conseguiu seu primeiro agente e estreou no cinema em 1985 em A inocência do primeiro amor (1986).
Uma década depois tinha um Globo de Ouro,duas indicações ao Oscar e trabalhos com Francis Ford Coppola (Drácula de Bram Stocker /1992), Martin Scorsese (A época da inocência /1993) e Wood Allen (Celebridades /1998). Como excêntrico Tim Burton trabalhou duas vezes (Os fantasmas se divertem /1988 e Edward-mãos de tesoura /1990). Seu amigo de insônia Al Pacino, com quem costumava conversar durante a madrugada, contracenou com ela em Simone (2004) e a chamou para participar de sua primeira experiência como diretor no semi-documentário Ricardo III-Um ensaio /1996. Com Sigourney Weaver, de quem tinha um pôster no quarto, atuou em Alien-a ressurreição (1997). Em 1991 Jim Jarmusch escreveu um papel especialmente para ela em Uma noite sobre a Terra e em 1999 foi produtora e protagonista de Garota Interrompida, mas quem levou o Oscar foi a colega Angelina Jolie. Em 2001 afastou-se do cinema devido a um escândalo numa loja de grifes em Los Angeles. Foi condenada, pagou multa, realizou trabalhos comunitários e retomou a carreira em 2004 para o bem do verdadeiro público cinéfilo que se interessa mais pelo enorme e já comprovado talento desta (sempre jovem) atriz do que por fofocas a respeito de sua vida pessoal.

Fonte : coleção Cinemateca Veja de 2008 (Edward – mãos de tesoura – o conto de fadas contemporâneo do diretor Tim Burton)


WINONA E SUAS ADORÁVEIS MULHERES:

A mocinha impetuosa
( Edward – mãos de tesoura, 1990)
Neste conto de fadas contemporâneo de Tim Burtom, o amor improvável de um ser bizarro faz com que de uma moça doce e obediente se transforme em uma mulher forte capaz de enxergar nele o que os outros não veem. E em nome desse estranho amor ela acaba desafiando a todos na cidade,incluindo sua família.

A doce sedutora (Drácula de Bram Stocker,1992)
Não sei se foi seu encanto de menina ou a sensualidade de uma mulher responsável pelo nascimento de um dos maiores mitos da literatura e posteriormente do cinema mundial. No longa de Coppola, ela vive uma mulher inesquecível capaz de seduzir e enlouquecer o mais forte e temido dos homens por séculos e séculos.

A Garota Interrompida (1999)
O filme bem que poderia ser uma autobiografia da atriz e não de Suzana Kaysen – personagem homônimo ao qual interpretou. Internada pelos pais numa famosa clínica de recuperação para moças problemáticas, ela reencontra o caminho de sua vida através da troca de experiências em comum com outras internas e da força das palavras delineadas de seu diário.

FILMOGRAFIA:
A fera do Rock e Atração mortal (1989)
A volta de Roxy Carmicheal e Minha mãe é uma sereia (1990)
A casa dos espíritos (1993)
Caindo na real e Adoráveis mulheres (1994)
Colcha de retalhos (1995)
Boys e As bruxas de Salém (1996)
Outono em Nova Iorque (2000)
A herança de Mr.Deeds e Maldito coração (2004)
O homem duplo (2006)
As muitas mulheres da minha vida (2007)
When love is not enough (TV /2010)
Cisne Negro (2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário