Visitantes

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Moneyball, 2011. Dirigido por Bennet Miller. Com Brad Pitt, Johnah Hill, Philip Seymour Hoffman.


Nota: 8.4


Quando Hollywood resolve fazer um filme temático sobre um dos esportes mais amados do país, o baseball, é sucesso garantido. Mas quando a história relacionada ao esporte tem um mote realista, cru, fica ainda mais formidável. A história de como Billy Beane e seu assistente Peter Brand mudou o jogo nos Estados Unidos é um alento para pessoas que se acham incapazes.

O filme de Bennet Miller, adaptado do livro Baseball e Finanças de Michael Lewis por Steve Zaillian, mostra uma face do jogo das quais muitas pessoas não conhecem (principalmente aqui no Brasil) onde o movimento de bastidores, compra, venda e troca de jogadores são uma mesa de xadrez. Ao contrário de outros longas que tem o mesmo tema, O Homem que Mudou o Jogo é frio e calculista, real ao extremo. Contrastando com os sucessos de público e crítica Um Homem Fora de Série (1984) e Campo dos Sonhos (1988), onde imperam a fábula e a superação antes diversidades impostas. Boas histórias, porém com teor romantizado e melodramático em demasia.

O triunfo da produção se dá na lição em que o Moneyball criado por Beane e Brand nos passa. A fórmula baseada em números e estatísticas encontra e extrai o melhor de cada um dos jogadores que encontravam. Passa a idéia de que todo mundo é bom, desde que se aproveitar o que tem de mais precioso. Um belo exemplo de inclusão, que na maioria das vezes não acontece nos esportes em geral, já que só os perfeitos são dão bem e se destacam.


Brad Pitt muda o jogo e sua carreira. A cada filme em que sua imagem se distancia de um Adônis e se sobressai o seu subestimado talento, consegue provar que os anos que passou subjugado sob sua beleza, agora merece o respeito que Tyler Durden (O Clube da Luta) e Tristan Ludlow (Lendas da Paixão) não receberam. O cômico Johnah Hill provou que tem condições de fazer outra coisa que não seja as descerebradas comédias hollywoodianas. Por fim um filme que mudou não só o jogo, mas também a carreira de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário