Visitantes

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

10 Personagens assustadores do cinema

"A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido." H.P. Lovecraft


Hoje, 31 de Outubro celebramos o Halloween, ou vésperas de todos os Santos dependendo do acervo cultural de cada país. Confesso que o gênero terror não faz muito a minha cabeça, mas não a ponto de negar sua importância demarcada na história da sétima arte. O cinema de terror é algo que representa esta data tão famosa pelo mundo afora. Dentre os grandes, inesquecíveis e importantes filmes desta indústria, destacam-se também os personagens que ajudaram a mistificar o gênero e tirar a tranquilidade das noites de muitos fãs. Personagens que marcaram tanto vários momentos, que a maioria deles, tiveram vida longa no cinema e fora dele.

Pensando nisso, preparei uma lista dos personagens que mais me assustaram durante estes poucos, mas marcantes momentos que tive com estas obras:


1 – Nosferatu (1922)

Klaus Kinski e sua brilhante interpretação
O nome soa bem mais arrepiante que Drácula. E as diferenças não param por aí. Sem uma aparência mais humana, assusta mais, especialmente em sua silhueta bem retratada no filme Nosferatu de roteiro mais macabro. As distinções físicas ajudam a tecer a conclusão de que o Vampiro era aversão Neandertal do famoso Conde de Bram Stocker. Aqui Drácula vira Conde Orlok, por conta da burocracia de direitos autorais pela obra original. Ainda assim, o vampiro om garras, de dentes mais pontiagudos, orelhas enormes e olhar vidrado, é o retrato mais fiel ao público do gênero, pois ao contrário dos vampiros que geralmente vemos, ele não é nada romântico ou charmoso. É simplesmente um assombroso morto-vivo

2 – Norman Bates (1960) 

Anthony Perkins e seu "medo" pelo personagem que o consagrou
 
O pacato atendente de um Motel a beira da estrada é um dos mais instigantes personagens do Hitckokiano Psicose e do cinema. Não se trata de um ser sobrenatural da lista, mas também fez seus estragos. Sempre muito ligado à mãe de forma obsessiva, via as mulheres, suas principais vítimas, como seres do Demônio. Quando passa a se sentir atraído pela jovem Marion Crane, Norman é tomado pela personalidade da mãe já falecida, provocando o medo no público. O impacto do personagem foi tão grande que diz a lenda que o ator “teve medo” de interpretá-lo nas outras 3 continuações. 

3 – Zé do Caixão (1963) 

Jose Mojica Marins: pra sempre Zé do Caixão

O representante do terror nacional é um sádico Agente funerário. Trajado de forma sombria, de unhas enormes, e óculos que escondem seu olhar sinistro, marcou uma geração pelo medo. Extremamente confiante e egoísta, não se importava com os outros, vivendo seu mundo no ostracismo social. Seu objetivo era encontrar a mulher certa para poder procriar e trazer um herdeiro no mundo. Essa busca acabou lhe custando a liberdade, ficando ele preso durante anos e anos. De volta, deparou-se com um novo mundo do qual não conseguiu compreender. A confusão gerou mais sustos, corpos mutilados e sangue para todos os lados em muitas sequências de terror. 

4 – Menina Regan (1973)

Linda Blair: antes do ostracismo, rostinho angelical

Ao protagonizar um dos mais assustadores (senão o mais assustador) filme de terror de todos os tempos, a pequena foi a “escolhida” para cenas memoráveis dentro das sequências de arrepiar de O Exorcista. Ninguém jamais conseguiu dormir direito depois de vê-la pela primeira vez girar a cabeça em 360 graus ou descendo de costas as escadarias de sua casa. A cambaleante relação com sua mãe, pode ter sido o estopim para o início de todo o tormento. Elementos bem inseridos na obra com a grande interpretação da atriz, que estranhamente nunca conseguiu mais nenhum grande papel na carreira. 

5 – Irmãs Grady (1980) 

As gêmeas Lisa e Louise Burns: iluminadas pelo terror

“Venha brincar com a gente Danny. Pra sempre”. Quem nunca se arrepiou com esta frase depois de percorrer com o menino Danny o vasto corredor do Hotel de O Iluminado? A visão arrepiante de duas meninas bonitinhas e bem vestidas no corredor é um convite para muitos sustos. Uma cena breve, porém inesquecível, das famosas irmãs gêmeas assassinadas brutalmente pelo pai insano. O rastro de sangue se esconde na presença das meninas de semblantes cadavéricos e te deixam agarrado à poltrona. 

6 – Jason (1980) 

Jason, sua máscara e inúmeros intérpretes: entre eles Richard Brooker

Ao contrário da maioria dos serial killers o vilão mascarado não chega a ser um psicopata. Age por puro impulso sem motivo ou razão circunstancial. Quando criança, afogou-se no lago do acampamento Krystal Lake e depois que sua mãe é morta, retorna do mundo dos mortos com ódio e sede de vingança protagonizando uma série de assassinatos aleatoriamente. Nas 13 sequências Da franquia Sexta-feira 13, suas vítimas prediletas foram adolescentes que mal tem tempo de experimentar os prazeres que a vida lhes proporciona. Com seu inseparável facão, deixa um rastro de raiva e mutilações por onde passa. 

7 – Fred Krueger (1984) 

Robert Englund: o rosto por detrás do Senhor dos pesadelos 

Ele não é um simples bicho-papão, ou seja, aquele monstrinho que as crianças temem na hora de dormir, e que, insiste em povoar suas imaginações. Os ataques dos Monstro dos pesadelos são tão reais quanto mortais. Com suas garras de ferro deixa para trás um rastro de sangue e desespero em crianças em A Hora do Pesadelo. Após ser queimado por pais vingativos, consegue obter o poder de controlar os sonhos das pessoas e matá-las durante. Ficou tão famoso que ganhou vida também em um jogo da série de games Mortal Kombat. 

8 – Chucky, o boneco assassino (1988) 


Nunca deixe seu filho levar para casa um boneco com um rostinho de Anjo, pois nunca se sabe se de repente ele pode ser portador de uma maldição vingativa. Um ritual fez com que um espírito de um serial killer se apossasse do corpo inerte de um boneco, transformando o sonho de muitas crianças em pesadelo. O brinquedo de olhar sinistro, cabelos engrenhados e risada horripilante, atormentou a todos em Boneco Assassino. Sua força para assustar foi tão grande que ele sobreviveu a vários ataques, casou-se e ainda teve um filho. O boneco funcionava com a tecnologia de “animatronics” e em grande parte das cenas, era controlado por sensores e por até cinco pessoas que ficam manuseando-o como se fosse uma marionete. 

9 – Samara Morgan (2002) 

Daveigh Elizabeth Chase: nada de assustadora

Adotada pelo casal Anna e Richard Morgan, a menina com cara de Anjo e de pele alva é acusada de ser culpada pelas visões de sua atormentada mãe. Anna então leva a filha para a Fazenda onde a joga dentro de um poço. Na escuridão de sua prisão subterrestre, a protagonista de O Chamado viveu apenas mais alguns dias. A história de terror começa com tudo o que via, podia ser reproduzido em um objeto, encontradas na pasta de arquivos que ela tinha no hospital em que ficou internada. A fita foi criada depois que Samara morreu e voltou ao plano material como um espírito maligno que matava dentro de um período de 7 dias todo aquele que assistia ao vídeo depois de um chamado telefônico.

10 – Garoto Toshio (2004) 

O já adolescente Yuya Ozeki nunca esqueceu "o menino do grito"

O menino aparentemente pacífico é uma daquelas presenças de entidades que assombram casas, os chamados Poltergeist. Ele aparecia e desaparecida em cada cômodo, causando em suas vítimas um terror mais psicológico e quando conseguia deixá-los na exaustão de seus pensamentos, soltava seu apavorante grito. Quem o ouvia, estava com os dias contados em O Grito. Toshio e sua mãe foram vítimas de uma maldição japonesa depois de serem assassinados de forma brutal e extremamente desumana. A raiva e ódio que sentiram naquele momento, ajudaram a carregar a casa com ares nada confiáveis.

Muitos personagens míticos também ficaram de fora, mas como disse anteriormente meu conhecimento na área de terror é propositalmente limitado. Por isso arrisquei retratar apenas aqueles que ajudaram a me traumatizar nesta área. Neste momento meu lado limitado neste campo falou, ou melhor, gritou, mais alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário