Visitantes

domingo, 21 de setembro de 2014

10 Filmes inesquecíveis de minha infância

Bem, não é de hoje que gosto de assistir a filmes. Desde o final dos anos 80 até os meados dos anos 90, assistia a vários deles nas Sessões da tarde e Supercines da vida. Histórias divertidas, que mesmo bobinhas carregavam a inocência de que estava engatinhando pelas veredas do cinema. Claro que o senso crítico aqui deixou muito a desejar em algumas produções. Mas podemos cobrar algo de quem apenas estava procurando entretenimento?

1 - Loucademia de Polícia (Police Academy, 1984)

Antes de Premonições, Jogos mortais e outros tantos filmes ter continuações homéricas por aí, Steve Gottenberg estrelou o primeiro dos filmes que deram certo de primeira e ganharam várias sequências. A história é sobre um grupo de civis autuados que como cumprimento de uma Lei tem que parar numa Academia de Polícia. O objetivo era de se regenerarem, ou na melhor das sortes, surgirem novos policiais. Lá dentro, as confusões rolavam soltas com todos contra o terrível Capitão Harris (G.W. Bailey). O sucesso do filme foi tanto que ganhou uma versão em desenho animado. 


   
    2- Sheena – A Rainha das Selvas (Sheena, 1984) 

   Não, não é a personagem imortalizada pela neo-zelandesa Lucy Lawless. Aqui ela foi concebida como uma versão feminina do Tarzan, e não do Hércules. A bela Sheena interpretada por Tanya Roberts cresceu órfã tornando-se uma garota selvagem e corajosa em terras africanas. De espírito livre e amante da natureza, tinha o Dom de conversar com os animais e quando vê seu território invadido por homens brancos, inicia uma guerra em favor da natureza. Sheena e suas longas madeixas loiras e seu vestuário rústico, foi uma das minhas primeiras heroínas do cinema.


    3 - As minas do Rei Salomão (King Solomon’s mines, 1984) 

Também baseado em um livro e uma refilmagem do clássico dos anos 50, aqui vimos o aventureiro Allain Quartemain (Richard Chambelain) tendo de guiar uma bela jovem (Sharon Stone) pelas inexploráveis terras em busca de seu pai. O velho teria a localização exata das famosas Minas do Rei Salomão, local que segundo a Lenda guardaria incontáveis riquezas. E claro, os vilões que o haviam sequestrado também queriam botar a mão em toda esta riqueza. Com uma forte influência das aventuras míticas de Indiana Jones, o filme serviu como um bom entretenimento, mas longe do apelo dos clássicos filmes de Harrison Ford. 


4- O enigma da pirâmide (Young Sherlock Holmes, 1985) 

O mítico detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle ganha uma versão jovem nesta aventura que mistura diversão e suspense. Ainda estudante, Sherlock Holmes (Nicolas Howe) adora desafios e quando um deles se torna real, começa uma incrível resenha de pistas, mistério e sensações que te prendem do início ao fim quando pessoas são assassinadas devido a alucinações com dardos envenenados. Produzido por Steven Spielberg e com roteiro de Cris Columbus, o filme foi indicado ao Oscar de melhores efeitos especiais em 1986.



         5 - Deu a louca nos monstros (The Monster Squad, 1987)

       O diretor Fred Dekker tentou unir a fértil imaginação infantil e seus causos sobre os mais terríveis Monstros com o famoso Clube de Monstros, febre dos programas infantis da época. Quem foi criança neste tempo, sempre se colocou no lugar dos jovens heróis que tiveram de deter Drácula, Frankestein, Lobisomem, A Múmia e o lendário Monstro da Lagoa Negra. O filme foi claramente uma alusão, homenagem, aos clássicos Monstros da Universal, pois não assustavam ninguém hoje e nem na época. Apenas um bom divertimento para quem se sentia herói. 

       
      6 - He-Man e os Mestres do universo (Masters the of Universe, 1987) 

He-Man era um dos desenhos mais famosos da época e como acontece hoje, ganhou uma versão nos cinemas. No papel do fortão defensor de Etérnia tivemos Dolph Lundgren que ecoou o seu eterno “Eu tenho a força!” contra o vilão Esqueleto (Frank Langella). O filme pode até ser piada hoje, com um roteiro absurdamente risível, mas na época era uma boa pedida pra quem acompanhava vibrante suas aventuras na TV e esperava ansiosa suas reprises. 



         7 - Willow, na Terra da Magia (Willow, 1988) 

O livro é de George Lucas e a direção é de Ron Howard, nomes de peso na Indústria cinematográfica. Portanto, dá até para imaginar o porquê dessa obra ser lembrada até hoje como uma daquelas em que a magia verdadeiramente entrava no coração das crianças. Willow (Warwick Davis) era um jovem aprendiz de Feiticeiro que morava numa Vila pacata que lembra a Vila dos Hobbits, de O Senhor dos Anéis. E como eles, teve sua própria aventura para proteger uma criança inocente de uma Rainha perversa.



               8 - Lady Repórter (Female repórter, 1989) 

Cynthia Rothrock ou Bruce Lee de saias, somou-se ao gênero mulher que troca socos e pontapés com os marmanjos. Foi exibido muitas vezes numa época boa da Sessão da Tarde e claro, logo se tornou uma referência para as mulheres que “mandavam ver” ou queriam mandar quando crescessem, como eu na época. Neste intrigante filme do gênero ela interpreta Cindy, uma jornalista que se envolve numa investigação de um crime de alta sociedade e logo se torna alvo de várias tentativas de assassinatos. Claro, todas fracassam diante da Super Lady Repórter.


         9 - Aracnofobia (1990) 

Frank Marshall dirigiu este Thriller de suspense que contou com John Goodman, Julian Sands e Jeff Daniels no elenco. As outras estrelas, as aranhas, vieram da Nova Zelândia e eram inofensivas aos atores. Tudo começa quando um médico aracno fóbico se muda com a família para o interior e logo descobre que o lugar está infectado por aranhas letais. A cidade fica tomada pelos aracnídeos e o pavor aos telespectadores que começam a espreitar cada centímetro de sua casa e mal conseguem andar por ela à noite.



      10 - Xuxa – Lua de cristal (1990) 

A então Rainha dos baixinhos protagonizou mais um de seus filmes no início dos anos 90. Aqui Xuxa viveu Maria das Graças, uma garota sonhadora que sai de sua casa provinciana para tentar o estrelato na cidade grande em um concurso de música. Uma versão do conto da Cinderela, com direito a tia má (Marilu Bueno), prima invejosa (Julia Lemmertz) e Príncipe Encantado vivido por Sérgio Malandro.  E sim, eu torcia para que eles ficassem juntos também na vida real! O filme teve uma das maiores bilheterias do cinema nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário