Visitantes

terça-feira, 10 de setembro de 2013

10 grandes atuações de protagonistas masculinos

Algumas atuações marcaram para sempre a história do cinema. Sejam eles loucos, heróis, inspiradores ou não, deixaram sua marca. Alguns tiveram seus desempenhos reconhecidos com prêmios, mas alguns passaram despercebidos. Entretanto, o Cineposforrest recolheu a nata destas grandes atuações e cabe a você leitor ver se concorda ou não, já que se trata de um ponto de vista. Leiam e comentem:

10- James Cagney (Anjos da Cara Suja, 1938)

O ator se tornou um mito interpretando perigosos e violentos gangsteres nas décadas de 30 e 40, porém nenhum deles foi tão hipnótico quanto seu Rocky Sullivan. Em uma composição brilhante, Cagney não parte para a total caricatura e o seu rosto peculiar lhe proporciona passear pela ambiguidade da psique de seu personagem. Conseguiu uma indicação ao Oscar, mas perdeu. Porém sua atuação, com uma brilhante sequência final, merece todos os aplausos.

9- Edward Norton (A Outra História Americana, 1998)

Em um dos filmes mais polêmicos da história do cinema, Norton traz um Derek Vinyard dualizado, convicto quando defende os fundamentos (se é que tem) nazistas e também quando, regenerado, tenta provar a seu irmão mais novo que tudo não passa de uma bobagem. Contudo, são suas cenas de violência nua e crua, com grau de realismo de causar mal-estar, é que sua vaga na lista se torna merecida. A Academia lhe torceu o nariz e não lhe deu o prêmio. Azar o deles.


8- Vittorio Gassman (Perfume de Mulher, 1974)

Pode até ser que o a versão americana com a atuação excepcional de Al Pacino seja melhor e tenha feito mais sucesso, porém a atuação de Gassman consegue ser ainda impressionante que a do ator ítalo-americano. O mote é o mesmo, porém seu Fausto Consolo flui com mais naturalidade, além de sua intolerância e mau-humor estarem afiadíssimas. Mesmo sem a sequência brilhante do tango ao som de "Por una Cabeza" de Pacino, Gassman faturou a Palma em Cannes, e não era para menos.


7- Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes, 1991)

O Dr. Hannibal Lecter é, sem dúvidas, um dos maiores personagens da história do cinema e dos motivos para tal condecoração está na absurda atuação de Hopkins. Mesmo sendo um sociopata repulsivo, não há como tirar os olhos de cada minuto em que ele aparece em cena. Os diálogos, as expressões, cada movimento singelo, uma verdadeira aula de interpretação que justificou a montanha de prêmios e indicações que recebeu. Viverá para sempre na mente de quem viu o filme.


6- Jack Lemmon (Quanto Mais Quente Melhor, 1959)

É difícil alguém levar à serio a atuação de um ator em um filme de comédia, ainda mais se este estiver travestido de mulher. Mas se este ator é Jack Lemmon, não há tabu. Sua composição é extraordinária pois vai dosando a homogenização de seus personagens Jerry/Daphne, tudo para chegar ao ápice sensacional de não saber mais qual é sua verdadeira identidade. Atuação fantástica de um dos mais versáteis atores que Hollywood já teve. Não levou o Oscar, mas conseguiu muitos fãs. 


5- Ray Milland (Farrapo Humano, 1945)

Assim como o filme de Billy Wilder, a atuação de Milland é uma das passagens mais obscuras da antiga Hollywood, que não gostava muito de falar de assuntos tão "pesados". Mas, assim como o filme, sua atuação assombrosa arrancou aplausos com o fracasso de de Don Birnam em resistir ao seu vício da bebida durante um fim de semana. A sequência em que Don sofre um delirius tremmen é realmente de causar calafrios em qualquer um. Oscar, Globo de Ouro e Palma de Ouro na conta.


4- Jon Voight (Perdidos na Noite, 1969)

Em outro barra pesada americano a receber o Oscar de melhor filme, Voight faz parceria inesquecível com Dustin Hoffman como Joe Bucky, um caipira que vai para Nova Iorque tentar ser garoto de programa. O ator consegue conservar a inocência juvenil do cowboy em meio ao submundo de vagabundos, ladrões e prostitutas. Além disso, sua relação de camaradagem com o Ratso de Hoffman é de um amor sincero, não vulgar e pueril. Para seu azar, dividiu votos com Hoffman e O'Toole no Oscar e viu john Wayne triunfar.

3- Richard Burton (O Espião que Saiu do Frio, 1965)

Um dos atores mais injustiçados e problemáticos do cinema americano, Burton entrega uma atuação excepcional como um espião afastado do serviço, paranóico, peculiar, anti-ético. Uma figura que vai contra tudo o que representa James Bond, pois se mostra um ser humano, um funcionário do governo frustrado, sem dons quase transcendentais. Burton voltaria a atuar bem em Quem Tem Medo de Virginia Wolf?, mas nunca como neste libelo. Assim como em outras 6 oportunidades, saiu sem o Oscar.

2- Marlon Brando (O Poderoso Chefão, 1972)

Brando teve pelo menos mais duas atuações dignas de estarem na lista: Uma Rua Chamada Pecado (51) e o Último Tango em Paris (74), mas a bárbara atuação como o mitológico Don Vito Corleone o alçou a categoria de monstro sagrado, e não era para menos. A forma como mantém todas as características inerentes do livro de Mario Puzzo é simplesmente fenomenal. Ora é ríspido para ouvir os pedidos, outras é comovente quando sofre uma perda. Recusou o Oscar, mas não pode evitar os aplausos.


1- Peter O'Toole (O Leão no Inverno, 1968)

Alguns consideram o filme teatral demais, porém, o texto brilhante da adaptação feita por James Goldman de sua peça da Broadway dá a O'Toole a oportunidade de provar seu enorme talento. Como já havia feito em Becket (65), interpreta o rei Henrique II como esmero extraordinário, e com a companhia de Katharine Hepburn faz uma dupla invencível. A truculência, a frieza e o humor, tudo se mistura e resulta em uma atuação segura, regular, didática, quase perfeita. De mestre, de gênio, um verdadeiro leão incrivelmente jamais premiado com um Oscar depois de 8 indicações. Mas, ao menos aqui, a justiça foi feita.

2 comentários:

  1. Paulo saudosista! rs

    Eu sei que parece comentário comum, mas o Coringa, de Heath Ledger, não pode ficar fora.
    hahahhaha

    Saindo do padrão herói, vilão, temos Jamie Foxx fazendo o Ray.
    Lembrei destes agora rápido, mas tem inúmeros né.

    Mas como são 10 apenas, realmente é MUITO difícil ser justo com todos.

    Um abraço Paulo, estou sempre por aqui lendo seus post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dudu meu caro. Mas esta lista é de atores principais, vou fazer uma só de coadjuvantes o que obviamente não deixará Ledger de fora. E quanto a Foxx, foi uma grande atuação, mas são 10.... Passe sempre por aqui.

      Excluir