Visitantes

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os 10 mais: Robert De Niro

Ele é sem dúvidas um dos melhores atores entre todos que já deram suas caras nas telonas. E não foram poucas as que ele mostrou. Desde gangsteres, passando por psicopatas até a ex-agente do FBI, são muitos os tipos já encarnados dentre os 58 filmes de sua carreira. Agora, perto de completar seus 70 anos, o Cineposforrest lhe presta uma homenagem escolhendo seus 10 melhores personagens:



Homens de Honra
10- Capitão Billy Sunday (Homens de Honra; 2000)

Nesta subestimada e comovente história baseada em fatos reais, o ator interpreta um de seus mais intensos personagens. Quando o taifeiro Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) decide tentar se tornar mergulhador-chefe da Marinha, encontra muita resistência por ser negro. A relação entre eles que começa com ódio, aos poucos passa a respeito mútuo. De Niro é tão visceral que desperta no público tanto raiva na primeira parte do filme, quanto a admiração no trecho final.






Tempo de Despertar

9 - Leonard Lowe (Tempo de Despertar; 1990)

De Niro vive um homem que depois de passar anos em estado vegetativo, recebe uma droga experimental de um médico interpretado por Robin Willians e volta "a vida". Aos poucos, Leonard vai se recuperando e mostrando uma grande felicidade em viver. Uma atuação belíssima e inspiradora, que mostrou que o ator não era uma caricatura que se dava bem apenas com psicopatas e gangsteres, sabia incorporar também tipos sensíveis. Recebeu indicação ao Oscar de melhor ator.



O Último Magnata
8- Monroe Stahr ( O Último Magnata; 1976)

Neste estupendo filme de Elia Kazan, o ator incorpora o dono de um grande estúdio cinematográfico da Hollywood dos anos 30. Baseado na obra de F. Scott Fitzgerald, o personagem é inspirado no lendário chefe da MGM, Irving Thalberg. O papel que seria de Jack Nicholson foi dado a De Niro, e ele não decepcionou. Soube captar a frieza e pulso forte que fizeram de Stahr (Thalberg) temido e respeitado. Um show de interpretação.



O Rei da Comédia
7- Rupert Pumpkin (O Rei da Comédia; 1981)

Na contribuição de De Niro a Martin Scorcesse, ele vive um aspirante a comediante que seuqestra um consagrado apresentador de TV interpretado pelo mítico Jerry Lewis. Tudo isso para conseguir um espaço no programa para apresentar seu número de comédia. Atuação memorável que consolidou de vez a categoria do ator, além de provar que os 2 Oscar que já havia levado para casa não tinha sido por mera coincidência.



O Franco-Atirador
6- Mike Vronsky (O Franco-Atirador; 1978)

Neste obscuro relato das consequências da Guerra do Vietnã, o ator vive um operário de uma fábrica que, junto com dois amigos (John Savage e Christopher Walken), parte para os campos de batalha vietnamitas. Algum tempo depois eles são capturados e submetidos a todo tipo de tortura física e mental. Atuação sombria de De Niro que transita entre a loucura e a lucidez, e a passagem onde são obrigados a participar de uma roleta-russa é fantástica. Só não foi a melhor de sua carreira por que Walken divide os holofotes.




Cabo do Medo

5- Max Cady (Cabo do Medo; 1991)

Um dos mais famosos psicopatas do cinema só conseguiu este patamar devido à atuação antológica de Robert De Niro. Depois de cumprir 14 anos por estupro, Max Cady decide se vingar de seu ex-advogado  Sam Bowden (Nick Nolte), a quem atribui sua condenação. Utiliza de inúmeras artimanhas para aterrorizar a família, inclusive seduzir a filha adolescente de Bowden (Juliette Lewis). Hipnótico, o ator protagoniza ao lado de Lewis uma das cenas mais repulsivas da história do cinema. Formidável.




Touro Indomável
4- Jake LaMotta (Touro Indomável; 1980)

Se fosse só analisar a forma como incorporou o pugilista La Motta, De Niro já seria dignos da várias láureas que recebeu por sua atuação. Entretanto, a força de vontade com que se propôs a engordar 25 quilos e treinar boxe durante um ano inteiro, mostrou que não era apenas um bom ator e sim um fora-de-série. A trajetória degradante do campeão é transmitida com coragem, e a constante transformação de monstro ciumento em amante amoroso fez valer seu Oscar de melhor ator.




1900
3- Alfredo Berlinghieri (1900; 1976)

Neste épico extraordinário de 8 horas de duração (apesar de as cópias atuais trazerem "apenas" 5 horas e pouco), o destino de dois amigos, um filho de camponeses (Depardieu) e outro filho de latifundiários (De Niro), coincidem com as mudanças sócio-políticas do país, como o fortalecimento do Fascismo. A forma como o ator passa por toda a extensão da obra de Bertolucci mantendo um nível incrível de atuação. Truculento como sempre, porém flertando com a amargura e o ceticismo. Gênio.




O Poderoso Chefão, Parte II
2- Vito Corleone (O Poderoso Chefão, Parte II; 1974)

Vito Corleone é o único personagem da história do cinema a dar o Oscar de atuação a dois atores diferentes. Mas isso só foi possível por que De Niro soube fazer as modificações necessárias de todas as peculiaridades da atuação premiada de Marlon Brando. A ascensão do "padrinho" é defendida com gana e o ainda desconhecido ator começou a se destacar e ser convidado para projetos de diretores mais renomados em Hollywood. Imperdível.




Taxi Driver
1- Travis Bickle (Taxi Driver; 1976)

Responsável por cenas marcantes, o Travis de De Niro é um personagem dualizado. Atormentado pelo declínio moral da população americana, se propõe a trabalhar como taxista pelas madrugadas nova iorquinas e frequenta cinemas pornográficos. Ao mesmo tempo se propõe a proteger a prostituta adolescente interpretada por Jodie Forster. Seu plano de matar um senador candidato à presidência termina o consagrando como herói. No meio de tudo isso, um De Niro intenso, obstinado e brilhante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário