Visitantes

domingo, 5 de janeiro de 2014

10 Valentões do Cinema

Eles marcaram época no cinema e colecionaram fãs e admiradores por todo o mundo: os valentões. E não são só vilões que podem se chamados de valentões. Alguns "mocinhos" usaram de muita valentia e brutalidade para superar inimigos quase invencíveis. O Cineposforrest selecionou alguns dos durões mais inesquecíveis que já foram para as telonas. 

* Não incluímos mulheres pois pensamos que elas merecem uma lista separada ...

10 - Spartacus (Kirk Douglas em Spartacus, 1960)

Personagem principal de um dos maiores épicos da história do cinema, Spartacus entrou para o hall dos valentões quando se recusou a matar um adversário em um combate de gladiadores e atirou um tridente na tribuna onde estavam os romanos. Depois disso, o herói convenceu a todos os escravos a se rebelarem contra o Império Romano, os liderando em uma sangrenta batalha. É ou não é um grande valentão este Spartacus?



9 - Máximus (Russell Crowe em Gladiador, 2000)

"O General que se tornou escravo; o escravo que se tornou gladiador; e o gladiador que desafiou o império", com essas palavras é possível ter uma ideia da valentia de Maximus. E o que o torna ainda mais inesquecível é sua honra acima de qualquer coisa, fato que provoca ainda mais a ira do covarde Marcus Aurelius (Joaquin Phoenix). Suas escolhas no mítico Coliseu em Roma devolveu à população a chance de terem um governo que olhasse por eles. Simplesmente "o cara"!

8 - Paul Kersey (Charles Brownson em Desejo de Matar, 1974)

Um caso de um homem comum que se transforma em um valentão inesquecível é Paul Kersey. De arquiteto pacato e amoroso, se torna um vigilante frio e violento, sedento por vingança depois que sua esposa é assassinada e sua filha é estuprada. Paul enfrenta todo tipo de mal-feitor, às vezes sai ferido, mas nunca desiste de cumprir sua missão que é proteger os mais fracos. Kersey foi tão icônico que apareceu em outros quatro filmes. Destruidor!

7 - Rooster Cogburn (John Wayne em Bravura Indômita, 1969)

Quando a pequena Mattie Ross (Kim Darby) encontra pela primeira vez o xerife caolho e beberrão Rooster Cogburn, tanto ela quanto o público duvidavam de seu potencial. Porém, quando saem à procura do assassino do pai da menina em meio ao território indígena, a velha raposa usa de toda sua experiência para não perder o rastro dos bandidos. No fim, Cogburn consegue dar fim aos vilões e ainda salvar a vida da menina que o contratou. Valentia pouca é bobagem.

6 - John Shaft (Richard Roundtree em Shaft, 1971)

"Ele é cool; é um detetive particular negro; uma máquina de sexo com todas as garotas; não recebe ordens de ninguém; mas arriscaria seu pescoço pelo seu irmão; estou falando do Shaft, sacou?". O que mais falar deste valentão de primeira depois desta canção de Isaac Hayes? Um homem que mantém a frieza mesmo em meio a tiroteios, faz piadas subversivas com autoridades brancas e ainda faz insinuações de militância em prol dos negros. É ou não é um grande encrenqueiro?

5 - James Braddock (Chuck Norris em Braddock, 1984)

Um exemplar dos tais "exército de um homem só", James Braddock não só vencia seus adversários, os humilhava. Contando apenas com a ajuda de uma funcionária do Departamento de Estado ele consegue informações e armamento militar de última geração para desembarcar no Vietnã e salvar alguns de seus companheiros que são mantidos prisioneiros. Nem precisa falar que ele dá conta do recado até com certa facilidade. Um valentão mítico!


4 - John Rambo (Sylvester Stallone em Rambo, 1984)

Quem nunca ouviu falar de um homem que venceu um exército inteiro sozinho? Pois é, estamos falndo de um dos maiores valentões da história. Porém, Rambo não usou de artilharia de primeira geração, ele usou de sua esperteza para se camuflar, ludibriar e contra-atacar seus inimigos. Rambo deu cabo de todos os adversários, desafiou seus superiores e ainda teve força para encarar outras três missões, tão difíceis quanto a primeira. Monstro!

3 - John McClane (Bruce Willis em Duro de Matar, 1988)

Dizem que ele estava no lugar errado e na hora errada, mas para ele, com certeza, ele estava no lugar certo e na hora exata. Com charme e autoconfiança, McClane por acaso está no banheiro de um edifício, quando este é dominado por terroristas nada amigáveis. Daí para frente, ele começa uma verdadeira guerra de nervos contra os vilões, sendo o que ele mesmo afirma, "mosca na sopa, pedra no sapato" deles. O que nem os federais conseguiram dar um jeito, o herói consegue no fim das contas. Durão, mesmo!

2 - Dirty Harry (Clint Eastwood em Perseguidor Implacável, 1971)

Este é tão durão que sua companheira inseparável se chama Magnum 44, pois ela "é boa para atravessar com balas vidros de carros em fuga". Usa seus próprios métodos para enfrentar os bandidos de San Francisco, inclusive torturar um dos criminosos pisando-lhe na ferida de bala feita por ele. Harry elimina a bandidagem, salva o dia e fica à espreita, sedento que mais meliantes apareçam e o deixe feliz por dar a ele "um motivo para crivá-lo de balas". Tão valentão que chega a assustar.

1 - Judah Ben-Hur (Charlton Heston em Ben-Hur, 1960)

Judah é um rico mercador judeu, que vive sua vida pacatamente até que por uma fatalidade é acusado de atentar contra o império Romano. Depois de ser mandado para escravidão em galenas por seu amigo Messala (Hugh Griffith), Ben-Hur, com muita valentia, consegue retornar à cidade natal como um rico herdeiro e sedento por vingança. O desafio nas bigas são a prova incontestável que estávamos diante do maior valentão da história do cinema. O cara ajudou Jesus Cristo, o que mais falar dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário