Visitantes

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Vencedor (2010)

The fighter, 2010. Dirigido por David O. Russel. Com Mark Whalberg, Christian Bale, Melissa Leo e Amy Adams.

Nota: 8.5

Como se surpreender com um filme em que já sabemos o final antes mesmo de assistir? Uma pergunta aparentemente fácil, mas a maioria das pessoas não sabem dar um exemplo sequer. Algo esperado que tem o poder de emocionar, é o que se define o longa O Vencedor. Uma história verídica de um ex-lutador de boxe que deposita em seu irmão mais novo, a esperança de dias melhores.
 
É um tema batido. Podemos citar diversos filmes com a mesma premissa e com o desenrrolar semelhante. Desde o clássico O Campeão, de 1938, muitos lutadores de boxe já passaram pela telona para no começo apanhar, dos adversários e da vida, para depois, no fim de tudo, conseguirem a redenção. Passando por Rocky, Um lutador, 1976, grande vencedor do Oscar, Touro Indomável, 81, chegando até A luta pela esperança, em 2003, o roteiro parecia se esgotado, sem perspectiva de atrair o público. E muito disso se deve à cinco maçantes continuações de Rocky, que fez do tema banal e repetitivo.
 
Mas os fãs de boxe deram sorte. Com uma história real baseada na vida de Dicky Ecklund, o diretor David O. Russell conseguiu fazer algo repetido, mas não banal. Diluiu o tema em uma situação complexa, aonde as relações pessoais do lutador, Micky, interpretado por um esforçado Mark Whalberg, poderiam destruir sua carreira. Na verdade toda a luta era contra o dominio que todos exerciam sobre ele, tinha de se libertar e não os abandonar.
 
David O. Russel mantém o foco nos personagens, e dá espaço para que todos tenham sua cota de importância na história e na vida de Micky. Se não faz extravagâncias nas mudanças de uadro, ao menos é fiel em sua essência e mantém as emoções à flor da pele. Ora nos divertimos, outras nos sentimos tocados pela alegria de Dick em ver no irmão sua segunda chance. Uma família disfuncional, mas que nos diz muito.
 
Esse apelo foi a chave do sucesso do filme. Diferente de outros já citados, o roteiro nivelou a importancia de cada personagem dentro da história. Por isso conta com duas atuações excelentes, de Meliisa Leo e Amy Adams, e uma espetacular, de Christian Bale. O interesse de todos era não somente na conquista de Micky, e sim uma conquista coletiva. Essa interação quase folhetinesca dos personagens nos deu a oportunidade de perceber a vida de desilusão e miserável que todos tinham. Não lhes restando nada a não ser se unirem em prol de um bem maior.
 
O filme pode parecer piegas, e certamente é. Entretanto nunca é demais ver uma pieguice bem feita, aquela que retrata uma realidade que parece forçação de barra, e que peca pelo massivo, e outras maiores considerações. Contudo o cinema também é emoção, riso, choro, lágrimas, e tudo isso junto fazem de O Vencedor um filme imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário