Visitantes

domingo, 20 de dezembro de 2015

Star Wars: do melhor ao pior



Enquanto muitos estão eufóricos por Star Wars: O despertar da força, que deu um fôlego considerável à famosa franquia, nós do Cinepós, listamos em ordem crescente, os filmes preferidos da primeira e segunda Trilogia:

1 - Episódio V: O Império contra-ataca (Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back, 1980)


Depois do grande frisson da primeira sequência, George Lucas conduziu com brilhantismo esta segunda parte que mostrou que as Forças do Império Galáctico não podiam ser desprezadas depois da destruição de sua principal base (A Estrela da Morte). O mundo cinematográfico ficou conhecendo mais a fundo o vilão Darth Vadder, que aqui faz a grande revelação do filme. Depois de uma produção difícil, o império Contra-Ataca foi lançado em 21 de maio de 1980 e inicialmente recebeu críticas mistas, embora desde então tem crescido em grande estima, tornando-se o capítulo mais aclamado pela crítica na saga épica Star Wars, e é considerado um dos maiores filmes de todos os tempos.

2 - O Ataque dos Clones (Star Wars Episode II: Attack of the Clones, 2002)


Embora não tenha recebido críticas positivas por parte da Imprensa (aliás toda a segunda Trilogia foi assim), eu considero um filme muito mais válido pelo contexto/importância dentro da história da franquia, do que pela realização propriamente dita. Dez anos se passam e a República está em uma crise terrível. Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi tem uma nova missão: cuidar pessoalmente da ex-rainha de Naboo, e agora senadora, Padmé Amidala, que está sendo misteriosamente perseguida por um inimigo ainda desconhecido, que quer lhe tirar a vida. George Lucas observou que a ascensão de Palpatine ao poder é muito semelhante à de Adolf Hitler na Alemanha nazista , como chanceler da Alemanha , pois a este último foram concedidos "poderes de emergência", como à Palpatine. Em suma, a base para o Império que se restauraria na Galácia. 

3 - Uma nova esperança (Star Wars Episode IV: A New Hope, 1977)


É o primeiro filme da franquia, e como tal, merece o status de clássico. Aqui vemos o despertar da força de dois jovens que seriam os baluartes da Democracia Galáctica. Dezenove anos se passaram após a queda da República Galáctica e o extermínio dos Jedi pelos soldados-clones seguindo ordens do Imperador. O "alto oficial" do Império Galáctico, Darth Vader, vai atrás da senadora e Princesa Leia Organa, sob duas acusações: ela é parte da resistência ao Império, a Aliança Rebelde, e roubou planos do projeto secreto imperial, a Estrela da Morte. Lea e Luke, juntamente com o sínico conquistador Han Solo, entram para a galeria de personagens inesquecíveis do cinema numa aventura memorável e impactante para a época. 

4 - A Ameaça fantasma (Star Wars Episode I: The Phantom Menace, 1999)


Considerado também como o início de toda a franquia, é um dos que foram filmados 15 anos depois de lançada a primeira Trilogia. A estréia do filme foi acompanhada por campanha publicitária considerável, extensa cobertura da mídia e grande expectativa, devido ao grande número de seguidores que a série havia criado. A Federação invade Naboo, e os Jedi, para impedir o início de uma Guerra, são obrigados a aterrissar no planeta. Lá, resgatam a Rainha Amidala e vão com destino à Coruscant, capital da República Galáctica. Então o impulsionador para o hiperespaço da nave falha, e são obrigados a procurar um novo em Tatooine, onde Qui-Gon acha um escravo com dons da Força chamado Anakin Skywalker. Qui-Gon Jinn leva Anakin para Coruscant, a fim de que ele venha a ser treinado, mas o conselho Jedi o rejeita. Marcado por uma das melhores cenas de batalha com Sabres de Luz da franquia. 

5 - A Vingança dos Sith (Star Wars Episode III: Revenge of the Sith, 2005)


O filme tinha tudo para ser "o filme" de toda a saga, afinal, tratava-se do nascimento de Darth Vadder, mas deixou muito a desejar. A começar pela atuação medíocre do jovem Hayden Christensen, que depois desse fiasco, não emplacou na carreira. Assim, quando aquele que seria o protagonista não consegue convencer, fica difícil acompanhar com mais entusiasmo a história de Darth e sua real motivação para o Lado negro da Força. Três anos depois do Ataque dos Clones, Anakin Skywalker e Padmé Amidala estão casados, a República está em guerra com a Confederação e Darth Sidious prepara-se para controlar a galáxia. Quando Anakin se une ao Lado Negro da Força, Obi-Wan Kenobi deve lutar para proteger Padmé e seus filhos. 

6 - O Retorno de Jedi (Star Wars Episode VI: Return of the Jedi, 1983)


Sim, este poderia fechar com chave-de-ouro toda a saga heroica dos Cavaleiros de Jedi em nome da Democracia, mas conseguiu se tornar o pior de todos com uma linguagem tão ingenuamente irritante e infantil. Não foi a toa que apareceram os "ursinhos carinhosos" para dar uma mãozinha à turma. Com um roteiro fraco e preguiçoso, Lucas deixou de lado a questão mais adulta, sombria, marca de O Império. Com isso, ouviu-se vários aplausos de contentamento por parte dos fãs, que satisfeitos com um final feliz, nem se deram conta da pobreza que foi a obra. O perverso Império Galático, sob a supervisão militar do impiedoso Darth Vader, começou a construção de uma segunda Estrela da Morte, visando aniquilar a Aliança Rebelde. A Frota Rebelde dá início a um ataque em grande escala à Estrela da Morte, e matar Palpatine, pondo efetivamente um fim ao Império. Neste meio tempo, Luke luta para resgatar Vadder do Lado Negro da Força. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário