Visitantes

domingo, 28 de junho de 2015

Para todos os gostos

Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho Gay em todo mundo, o Cine pós resolveu fazer uma lista com os melhores e mais famosos filmes do gênero pra se acompanhar em um momento específico do duro processo de ser e se tornar do Ser humano. Escolha o seu estilo, e seja feliz!!



Tudo começa com uma tímida troca de olhares, uma conversa geralmente banal, e de repente um toque despretensioso e pronto! Fez-se a mágica! O casal segue os instintos, usam seus atributos pessoais para iniciar uma relação e alguns, mais físicos, para tentar mantê-la longe das intrigas, ciúmes, dúvidas, inseguranças em todos os seus ingredientes indispensáveis para antagonizar os prós e contras de uma história de amor. 

Como tudo na vida, há espaço para os mais variados roteiros dentro de uma história de Amor. São eles que nos fazem amar, sofrer, sorrir, se dar. Quando pensamos que tudo pode ir bem, eis que surgem todos os obstáculos que às vezes são intransponíveis quando se trata de amar alguém do mesmo sexo. Tudo está lá, em seu devido lugar. Os mesmos dramas, as cenas apaixonantes com juras de amor eterno temperadas com beijos ardentes. A diferença é de que no decorrer da trama o galã prefira o ele; e a mocinha a ela. 

Ao tratar de um tema tão delicado quanto à homossexualidade nas telas, Hollywood opta na maioria das vezes por centralizá-las em tramas mais densas, elevando a contundência da complexidade que envolve os sentimentos de cada personagem inserido em histórias com contextos diferentes dependendo do “estado de espírito” de quem assiste.  Obter a Paz de espírito pelo menos através das telas, ratificando a frase primorosa de Fellini: “O cinema é um modo divino de contar a vida”. E o que seria mais divino do que contar (e exaltar) o amor?

A descoberta da Identidade sexual

É verdade que quando alguém se sente atraído por outro alguém do mesmo sexo, a descoberta da identidade sexual se faz difícil, complicada, inquietante. Geralmente este tipo de trama atrai mais o público adolescente, o alvo dessa fase. 

Hoje eu quero voltar sozinho é um filme nacional que teve ótima aceitação da crítica brasileira e chegou a concorrer uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro. A história conta como uma adolescente cego começa a apurar seus novos sentidos e sentimentos quando inicia uma forte amizade com um aluno recém transferido. 

O Colégio, só que na fora de Internato, também é pano de fundo de Assunto de Meninas de 2001, que reuniu Piper Perabo e Misha Barton numa história em que vimos uma garota descobrir as nuances de uma relação e o desejo através do romance de suas melhores amigas, que formavam um casal. 


A vida como ela é

Obras de qualidade inquestionável que levantam a bandeira da diversidade muitas das vezes são baseadas em histórias reais. Um perfeito mote para o drama e a tragédia.  

O político Harvey Milk teve de militar durante anos pela causa gay numa época turbulenta da política americana. Ele mal viveu para presenciar todo o êxito de suas conquistas. Retrato de uma importante passagem da história que intensificou ao Dia do Orgulho Gay e suas passeatas pelo filme Milk – A voz da Igualdade

Flores raras do brasileiro Bruno Barreto trouxe a parceria da brasileira Gloria Pires e da americana Miranda Otto para contar um romance real entre entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares em um conturbado momento da política brasileira. Mais uma passagem histórica que merece ser vista por todos. 


Abaixo o pré-conceito! 

O mote contextual das tramas que abordam este tipo de diversidade sempre foi essa imperativa. Julgar o caráter do outro apenas por que ama de forma diferente de você, é fazer um julgamento precipitado, ter um conceito pré-moldado sobre alguém ou situação. Não é o caminho que todos nós seres humanos devemos seguir com certeza.

Em 1991, depois de ser demitido por ser gay, Tom Hanks precisou dos serviços de um Advogado homo fóbico vivido por Denzel Washington em Filadélfia. O detalhe curioso desta trama foi que o preconceito veio logo de quem está tão acostumado a sofrê-lo por conta da cor da pele. O resultado foi a reavaliação de conceitos de Joe, que passou a enxergar todos os homossexuais como Seres humanos protegidos por um Constituição Universal de Direitos. 

A obra tailandesa Yes or No foi o primeiro filme de temática gay no país e felizmente foi bem aceito. Tanto que teve uma continuação também bem recebida. A história gira em torno de duas alunas da Faculdade completamente diferentes em suas personalidades que de repente se veem apaixonadas, mas ainda resistentes aos seus próprios sentimentos calcados em uma Sociedade preconceituosa que veem garotas de outro modo pelo simples fato de se vestirem de forma diferente das outras.  


Nem tudo é o que parece 

As mudanças físicas geralmente acontecem com quem não se sente satisfeito diante de um espelho. Assim, buscar uma maneira de ser feliz se torna um objetivo a ser alcançado.

Meninos não choram contou a emocionante história real de Teena Brandon ou Brandon Teena, que teve sua vida ceifada pelo ódio em Memphis depois que descobriram sua verdadeira identidade. Teena se envolveu com uma garota como rapaz, ela se via como rapaz e certamente não esperava que houvesse tanto ódio a ponto de dar um ponto final em seus sonhos. 

Clube de Compras Dallas em 2013 fez dois vencedores do Oscar numa emocionante história de quebra de conceitos com a parceria inesperada entre um machão inveterado e um corajoso transexual. Mesmo não sendo uma autêntica obra do gênero, vale a pena conferir o show de atuações na mensagem inserida. 


Chocando os conservadores

Para alguns, é preciso ter calma para tratar um assunto tão delicado, mas para outros mais ousados, tem que se mostrar como as coisas são realmente. 

O nacional Praia do Futuro protagonizado por Wagner Moura, surpreendeu os espectadores com uma cena de sexo quase explícito entre ele e um ator alemão. Reza a lenda que muitos “desavisados” saíram do cinema chocados. Diante disso, a Empresa responsável pelos ingressos teve de criar um "Aviso" nos bilhetes. 

Recentemente, um dos mais badalados de Cannes também levantou os fios de cabelo de quem estava assistindo. Azul é a Cor mais Quente tratou o Amor entre duas garotas de forma tão real que podemos presenciar uma cena intensa de sexo lésbico de quase 8 minutos! Tudo isso para retratar a descoberta sexual. O filme dividiu opiniões até mesmo entre os membros da Comunidade Gay. 


O Amor e seu quê de insanidade

Muitos poetas levam o Amor tão ao extremo que são capazes de afirmar que ele enlouquece. Quando não temos pleno controle de nossos sentimentos dantes confusos, agora reafirmados, a tendência é nos deixar levar por um desequilíbrio que se faz normal se tratando da miríade que compõe a natureza humana. 

Não se trata abertamente de uma temática gay, mas Beleza Americana de 1999 nos mostrou como se apaixonar por alguém do mesmo sexo pode ser perigoso. Quando um Oficial do Exército se vê atraído pelo seu vizinho e percebe que tudo não passou de um mal entendido, ele resolve dar fim à vida do seu objeto de desejo, selando o final do protagonista vivido pelo vencedor do Oscar Kevin Spacey. 

Em Almas gêmeas de Peter Jackson, Kate Winslet deu um show de interpretação como a atormentada Juliett Hulme, uma das adolescentes que se apaixonam tão insanamente que se entregam ao lado vil de sua essência ao passo de arquitetarem um brutal assassinato da mãe de uma delas. 

Quando um não quer.....

Decepções, desilusões amorosas também marcam uma época de descobrimento da sexualidade. Muitas das vezes, vários pontos são empecilhos para se viver uma grande história de Amor. E um deles, pode ser o simples fato de que não há Amor suficiente para sustentar uma relação desse âmbito. 

Os cowboys Jack Twist e Ennis Del Mar protagonizaram um romance sensível no maior estilo os brutos também amam em O Segredo de Brockeback Mountain. Eles se encontram durante um trabalho em comum, e começam uma relação intensa. No entanto, na trama um deles aspirava começar uma família e optou por um casamento ao invés de investir em seus instintos e desejos. 

Em Meu Amor de verão, uma jovem vive uma vida insossa e sem perspectivas no interior até conhecer uma outra jovem de espírito livre e indômito e cair na mais cruel das armadilhas. Apaixonar-se por quem apenas queria brincar com seus sentimentos. 


Rir (às vezes) é o melhor remédio

Não só de drama e tragédias vivem as tramas gays. Há também espaço para a comédia e o bom humor. 

O antológico Priscilla – A Rainha do Deserto apesar de algumas cenas dramáticas, teve um ótimo esteio na comédia e no alto astral com uma trilha sonora impecável ajudando a mistificar a aventura de um transexual e dois amigos gays saem pelo país a bordo de um ônibus. 

Saving Face (ou Livrando a cara) é uma obra de Alice Wu que mostra a procura de todos pelo par perfeito. Numa das tramas, uma jovem médica ignora os conselhos da mãe que pretende lhe arrumar um bom rapaz e encontra em uma bailarina o seu verdadeiro par ideal. Uma comédia leve e até certo ponto ingênua, que arranca bons risos. Características do cinema asiático.  


Ultrapassando as barreiras

Os conflitos históricos e sociais de países ortodoxos quase não dão espaços para o Amor de todas as formas. 

Além da fronteira (2013) ganhou vários prêmios no circuito e não é pra menos. O filme retrata a relação homossexual de um Advogado israelense com um jovem palestino depois que o amigo do jovem é morto por ser clandestino no país. 

Para as moças, uma grata surpresa vem do Irã. Circumstance retrata um romance homossexual entre duas jovens do país, que retém seus desejos por conta do regime onde existe um forte preconceito contra a homossexualidade e as mulheres são tratadas como seres socialmente inferiores. Embora não tenha todo o enredo que desejamos, é uma ótima pedida acompanhar as românticas e bem realizadas cenas de Amor. 


E a família como vai?

Geralmente o maior conflito que sofre quem vive um Amor diferente é a não aceitação da família, a primeira a quem muitos tem de recorrer numa época difícil de suas vidas. 

Do começo ao fim conta como nasceu o Amor entre dois irmãos criados por famílias diferentes. Quando o pai de Pedro morreu, sua mãe casou-se pela segunda vez com Alexandre, pai de Tomás. O forte sentimento que uniu os dois “irmãos” rapidamente se tornou um sentimento mais forte e incontrolável. É certo que o filme divide opiniões e quase teve sua sinopse mudada, mas ainda assim, vale a pena conferir pela ousadia da obra. 

O premiado Minhas mães e meu Pai narra a busca de dois jovens pelo verdadeiro Pai. Concebidos por inseminação artificial para um casal de lésbicas, eles vivem uma vida tranquila, cheia de Amor e proteção, mas o anseio de completar a sua família nem que seja por curiosidade, fala mais alto. Assim, eles nem imaginavam que deste encontro nasceria um conflito bem maior para toda a família.  


E claro, aquele final feliz!!!

Muitas das vezes, amar de forma diferente nos remete a um processo longo e doloroso, que pode minar qualquer final feliz acerca do tema. Por isso, é preciso valorizar uma comemoração ao subir dos créditos quando o Amor acaba vencendo sem choro e ranger de dentes. 


Neste espaço, indico a obra britânica Imagine e eu e você. Uma produção não muito badalada protagonizada pela estrela do “mundo lésbico” da época Piper Perabo e da agora famosíssima Lena Headey (a Rainha Cersei de Game of Thrones). A obra é riquíssima de valores onde todos os personagens são tratados sem estereótipos e o amor é o que move qualquer tipo de relação. Tudo contado com naturalidade e humor que leva a um tão ansiado final feliz do gênero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário