Visitantes

domingo, 1 de dezembro de 2013

10 filmes para mulheres (não mulherzinhas)

A gente vê muitas listas de "filmes para mulheres", repletos de filmes de amor e e melodrama, como se só fosse isso que o sexo feminino deseja. O Cineposforrest selecionou 10 filmes com conteúdo feminista, que trazem uma mensagem evidente de que as mulheres merecem muito mais do que casa, comida e roupa lavada. Exaltam sua luta para serem reconhecidas com igualdade pelo sexo oposto e não como seres menores.

10- A Cidade do Silêncio (2006)

Este longa que apresenta um enredo com teor politizado, porém também observamos uma imensa crítica de como o capitalismo está diretamente ligado à cultura machista. A repórter vivida por Jennifer López representa a reação feminina e sua vontade de causar uma revolução, mesmo que seja em um país de tradições ortodoxas e violentas, como o México. 

9- Thelma & Louise (1991)

Uma dona-de-casa subjugada e uma garçonete cínica e cansada de sua vida decidem partir rumo a uma viagem de autoconhecimento e libertação dos valores da sociedade machista americana. Um belo road-movie que sensibilizou platéias pelo mundo e ainda expôs as desigualdades sociais que o país não gosta de exibir. Atuações extraordinárias de Geena Davis e Susan Sarandon.




8- O Piano (1993)

Mesmo sem a voz, propriamente dita, uma viúva escocesa vivida com carga excepcional por Holly Hunter consegue expressar sua vontade de ser livre para manifestar sua arte e seus desejos amorosos e sexuais em um período onde isso era um tabu gigantesco. Essa parábola sobre os paradoxos da auto-expressão feminina dirigido por Jane Campion sensibiliza e choca, mas principalmente, inspira a mulher que assistir.  



7- A Cor Púpura (1985)

Uma luta em duas frentes: contra o racismo e contra a submissão feminina. Este grande filme de Steven Spielberg mostra a luta de uma mulher negra para se libertar de sua condição de escrava do marido na América pós-Guerra Civíl. Além de tudo, Celie (Whoopi Goldberg, ótima), ajuda a libertar também a amiga, vivida por Oprah Winfrey. Mesmo com muito melodrama, é um ótimo e triste espetáculo.



6- Norma Rae (1979)

Uma mulher divorciada, mãe de dois filhos e que passa a sindicalista na luta contra as péssimas condições de trabalho a que são submetidos. Com esta premissa, Norma (Sally Field) se transformou em uma espécie de obelisco da luta feminina em um período de evidentes mudanças de pensamento. "Se Norma poderia ser aquilo tudo, por que eu não?" Devem ter pensado milhares de mulheres. Provavelmente mudou a vida delas.


5- Terra Fria (2006)

Baseado em uma história real, este é um grande exemplar de um filme feminista. Jasey Aimes (Charlize Theron) se divorcia do marido que a espanca e para sustentar os filhos arruma emprego em uma mineradora, onde passa por maus bocados (como a cena do banheiro!). Mas ela se recusa a sair e ainda entra na justiça contra a empresa. Uma luta verdadeira e extraordinária, um exemplo de mulher forte.


4- Meninos não Choram (1999)

O filme, também baseado em uma história real, traz uma garota (Hilary Swank, fantástica) homossexual que decide se passar por um garoto para ser aceita pela sociedade. Um retrato cru, quase documental, sobre a procura de uma saída para o domínio do machismo na sociedade americana rural. Teena Brandon se tornou uma espécie de Mártir na luta das mulheres pela sua liberdade emocional e sexual. 



3- Uma Questão de Silêncio (1982)

Três mulheres que não se conhecem matam um gerente de mercado que acusa uma dona-de-casa de roubo. Este é o ponto de partida para uma visão sobre a raiva sublimada das mulheres que ocasionou as revoluções feministas das décadas de 60 e 70. Um libelo dirigido por Marleen Gorris, acusado, entre outros, por ser uma reversão de esteriótipos, mas nada apaga seu teor revolucionário irrepreensível.



2- Tomates Verdes Fritos (1992)

Uma mistura de humor e melancolia governa as ações do filme que conta história de uma mulher cansada de sua rotina que conhece uma senhora que conta uma história que muda sua vida. Com sensibilidade e beleza as personagens Idge e Ruth nos são apresentados, e toda sua carga revolucionária mostra mais do que uma grande amizade, é uma luta pelos seus direitos de poder amar sem julgamentos. Um marco na cinematografia feminina.


1- Bagdá Café (1987)

O extraordinário filme de Percy Adlon pode ser o mais modesto em questão de produção, mas é o que traz uma mensagem mas forte e objetiva. Quando Jasmin (Marianne Sagebrecht) é abandonada pelo marido na estrada e cruza a vida da valente Brenda (CCH Pounder), nasce ali uma amizade extraordinária onde, dentre muitas lições, aprendem que suas vidas não dependem de nenhum homem, apenas de sua própria força de vontade. Magnífico!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário