Visitantes

terça-feira, 6 de agosto de 2013

As 10 mais: Deusas da Tela

Muito antes da geração da mídia viral e instantânea, grandes musas, que em muitos casos se valiam muito mais de sua beleza e presença de cerna do que de talento para se tornarem cobiçadas e disputadas por grandes estúdios. Pensando nisso, o Cineposforrest listou as 10 maiores musas da história do cinema, lembrando que não se trata de ser mais talentosa, e sim, que mais arrebatou a atenção em torno de sua imagem.

10 - Liza Minelli 

Nascida em berço cinematográfico, já que é filha do diretor Vincent Minelli e a estrela Judy Garland, Liza jamis tentou imitar sua mãe e ganhou a atenção de todos com seu desempenho apaixonante em Caberet (72), que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz. Se tornou um símbolo sexual, mas não conseguiu voltar a ter mais atuações relevantes. E mesmo com os problemas com álcool e drogas que enfrentou na década de 80, sua condição de grande musa não foi apagada.


9 - Brigitte Bardot

A atriz francesa é sem dúvidas, dentre todas as estrelas do cinema, a que mais ateou fogo na imaginação de milhões de homens de todo o mundo nas décadas de 50 e 60. Todo o fervor veio com as cenas de nudez (despudoradíssimas para época) em ...E Deus Criou a Mulher (56), que a loira de cabelos despenteados, lábios salientes e olhar assutado fazia com uma naturalidade monstruosa. O alcance de sua imagem foi tão grande que, quando a beleza juvenil lhe deixou, restou apenas a melancolia que lhe abateu nos anos 90.


8 - Grace Kelly

Segundo Alfred Hitchcock ela possuía uma "elegância sexual, ardor e senso de humor discretamente ocultos sob sua serena aparência". E, como sempre, o mestre tinha razão. Com rosto de boneca, Grace Kelly até mostrava talento, tanto que arrebatou o Oscar de atriz em 54 por Amar é Sofrer. De tanto brilhar chamou a atenção do príncipe Rainier, de Mônaco, que um mês depois de conhecê-la, pediu-a em casamento. Nunca mais voltou ao cinema, mas a mística em torno de Sua Alteza Sereníssima ainda sobrevive.


7- Audrey Hepburn

Migrou dos palcos para as telonas em 1953, e mesmo sem atributos físicos para captar as atenções do público (acostumados às proeminências de Marylin Monroe e Kim Novak), conseguiu seu espaço pela rara mistura de beleza e talento. Neste mesmo ano arrebatou o Oscar de melhor atriz por A Princesa e o Plebeu, mas foi por sua atuação memorável em Bonequinha de Luxo (61), no auge de sua carreira e beleza é que entrou para o hall das grandes musas, pois se tornou sinônimo de classe e feminilidade.


6 - Kim Novak

Ela foi um bem sucedido produto manufaturado por um grande estúdio de Hollywood e se tornou um grande fenômeno no meio publicitário nas décadas de 40 e 50. Até então conhecida como Marilyn Novak, mudou o nome para Kim e passou a rivalizar com a Marilyn "original" pelo posto de grande musa. Porém, seu envolvimento romântico com o cantor Sammy Davis Jr. quase acabou com sua carreira, pois a sociedade era intolerante a relacionamentos interraciais. Porém, sua condição de musa, perdura até hoje.


5 - Jane Fonda

Quando apareceu nas telonas como a heroína espacial, sex symbol, Barbarella no cult movie homônimo de Jean Vadim, com quem foi casada, ela se tornou musa de fato, mesmo que isso tenha causado profundo desgosto em seu pai, Henry. Porém, quando passou a encarar com mais seriedade a carreira, além de se tornar uma ativista política ferrenha, sua carreira deslanchou. Foram 8 indicações ao Oscar, com duas vitorias, Klute, o Passado Condena (71) e Amargo Regresso (78). Se tornou musa e mito.

4 - Marlene Dietrich

Quando o furacão alemão de pernas lindas e tornadas apareceu para o mundo em O Anjo Azul (30), de Joseph von Sternberg, Ernest Hemingway escreveu que ela "poderia derreter um homem com um mero levantar de sobrancelhas e destruir uma rival com um olhar". E não foi por menos. Quando foi para Hollywood continuou a causar frisson com papéis em filmes de Billy Wilder e  Hitchcock. Além de tudo, recusou-se a trabalhar em filmes nazistas de Hitler, que era seu fã. Por tudo isso, uma diva de fato.


3 - Greta Garbo

Mesmo tendo concebido apenas 14 entrevistas durantes seus 85 anos de vida, a sueca de olhar penetrante e rosto quase inexpressivo. Levada para Hollywood por Louis B. Mayer, chefão da MGM, a musa teve de passar por uma dieta para perder o excesso de gordurinhas e "treinar" seu inglês. Daí por diante nasceu mito, que carregava grande talento, tanto que foi inspiração para outras grandes atrizes como Bette Davis e Katherine Hepburn, além de músicos e poetas de todo o planeta. Precisa de algo mais?

2 - Elizabeth Taylor

Considerada a últimas das grandes estrela "fabricadas" pelos grandes estúdios de Hollywood, Liz teve uma carreira marcada por grandes sucessos, mas também por polêmicas. Cresceu em frente ao público, já que começou a carreira ainda criança e amadureceu como atriz, apesar de seus tempestuosos relacionamentos românticos. Ganhou dois Oscar, Disque Butterfield 8 (60) e Quem Tem Medo de Virgínia Wolf? (66), e seus olhos azul-turquesa nunca mais deixou as páginas dos jornais, nem nosso imaginário.


1 - Marilyn Monroe

Quando o cinema viu aquela loira ingênua, devoradora, carente, com andar ondulante e lábios molhados e entreabertos, foi paixão à primeira vista. Ainda assim, seu jeitinho infantilizado não passava a imagem de mulher fatal de Marlene Dietrich. Porém, quando o vento levantou seu vestido, em uma das mais célebres cenas do cinema, e mostrou suas voluptuosas coxas, nasceu ali a maior musa do mundo cinematográfico. Porém, Marilyn era ingênuo e insegura demais para todo o sucesso que atingiu, e combinado à escândalos como o envolvimento com os irmãos John e Bob Kennedy, morreu sozinha de overdose em um apartamento aos 36 anos. Porém, viverá para sempre como a maior diva que tivemos o prazer de acompanhar nas telona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário