Visitantes

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Tecnologia de primeira, filme de segunda



Verdade seja dita. A nova tecnologia 4k debutante junto com o filme A Invasão do Mundo: A batalha de Los Angeles é um show. Cenas mais límpidas e com uma definição extraordinária. Porém, o longa de Jonathan Liebesman só tem isso de relevante. Com um roteiro que mescla Star Wars e Guerra dos Mundos, o diretor não consegue fazer o que nem Steven Spilberg conseguiu: nos convencer de que o mundo estava sendo invandido.

As cenas hi-tech do filme tiveram um grande defeito que foi serem abusivamente repetitivas. Além disso, ficou impossível não criar uma aproximação com Guerra dos Mundos. E parece que foi essa a inteção do roteirista Cristopher Bertolini. O argumento intruncado, meio filme cabeça, meio cinemão de segunda, transpareceu a tentativa de amarrar um draminha de heróis americanos em crise, assim como na adaptação pipoca de Spielberg do romance de H. G. Wells.

Hipoteticamente o filme teria muito a apresentar. O tema, apesar de muito batido, agrada ao público comedor de pipoca. Entretanto, algo de novo tem de ser apresentado, assim como o sucesso de público e crítica Distrito 9, que rendeu boa bilheteria e recebeu indicações ao Oscar, inclusive de melhor filme. Mas com A Invasão do mundo, não é esse o caso. A estória se prende à mesmice do super-herói humano, sempre estadunidense, se erguendo em prol da terra contra aqueles que tentam dominar seu território (no caso é o mundo, mas eles se acham donos).

E para o mal de Liebesman, Transformers 3, que será lançado no início de julho, tem o mesmo embasamento, porém conta com um enredo pré-concebido bem mais coerente e interessante. Além dele, X-Men: Primeira Classe e a mega produção em seu momento derradeiro Harry Potter vão acabar por sepultar as pretensões do diretor, que esperava se destacar depois do fracasso de seu remake de O Massacre da serra elétrica.

Contudo o que conseguiu foi botar sua reputação em risco, fazendo de uma aposta tecnológica em um filminho candidato ao ostracismo. Tomara que dê a volta por cima na provável continuação da saga, pois se fracassar, voltará aos filmes de terror trash, conseguindo no máximo um MTV award.

Nenhum comentário:

Postar um comentário