Visitantes

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Os 10 melhores anos do Oscar de Melhor Filme

Eis a pergunta que sempre está em alta na época da premiação da Academia. Mas, tudo é muito subjetivo. Como entrar em um consenso? O Cineposforrest teve a ideia de usar como base o IMDb, o site que compila as notas de todos os usuários que vão lá e dão nota a um filme. E por que não usar a crítica? Por que em uma pesquisa inicial, o Metacritic, que compila notas de críticos de cinema, não possuía a avaliação de alguns filmes, o que dificultava a análise. E também, convenhamos, quem entende mais de cinema que nós, que utilizamos nosso precioso tempo para assistir a um bom filme? 

Alguns anos ficaram empatados, então utilizamos o ano que tinha um filme com a nota maior como critério de desempate. Ah, e o 11º não ficou empatado com o 10º, então a lista fechou muito bem. 

Outra observação a se fazer é que os primeiros anos do Oscar contou com filme de produção precária (salvo exceções como Asas), o que dão a eles alguma desvantagem em relação aos filmes dos anos 40 em diante. No mais, tudo ok!

É curioso perceber que em apenas quatro dos finalistas o vencedor do Oscar tem a melhor média do IMDb.

Deve-se lembrar também que algumas notas podem variar um pouco para mais ou para menos, devido terem sido computadas a dois meses atrás. Porém, provavelmente não mudaria a ordem da classificação.

Então aproveitem e comentem, foi um trabalho muito cansativo que levou meses. E esperem por outras postagens sobre este conteúdo. Eis os 10 melhores.

10 - 47ª edição - 1975 (Média: 7,92)
"Você está me dizendo que estamos apenas em décimo?"
Em 8 de abril de 1975, a Academia premiou O Poderoso Chefão Parte 2 como melhor filme do ano. O filme é considerado por muitos críticos como um dos melhores da história do cinema e tem uma ótima avalia no IMDb. Mas, O Inferno na Torre, filme-catástrofe dirigido por John Guillermin e com elenco estelar, não agradou muito ao público e tirou esse ano a possibilidade de estar no topo da lista.

INDICADOS:

O Poderoso Chefão: Parte 2 - 9,0
Chinatown - 8,2
A Conversação - 7,9
Lenny - 7,6
Inferno na Torre - 6,9


9 - 49ª edição - 1977 (Média: 7,98)
"Eu sou o herói desta edição? Eu?"
Em 28 de março de 1977 a Academia anunciou um dos resultados mais surpreendentes de sua história ao dar ao mediano Rocky - Um Lutador o Oscar de melhor filme, em ano que tinha como concorrentes os excelentes Todos os Homens do Presidente, Rede de Intrigas e Taxi Driver. Porém, o vencedor é tido com carinho pelo público, que o avaliou muito bem, dando-lhe a segunda melhor nota dos finalistas. Pena que o público não tenha gostado do ótimo Esta Terra é Minha, senão seria um top 3.

INDICADOS:

Rocky, um Lutador - 8,1
Todos os Homens do Presidente - 8,0
Esta Terra É Minha - 7,4
Rede de Intrigas - 8,1
Taxi Driver - 8,3

8 - 21ª edição - 1949 (Média: 7,98)
"Camaradas, quase entramos no top 5 dessa merda"
Único representante dos anos 40, a cerimônia de 24 de março de 1949 teve como destaque a premiação de família, com o Oscar de direção e roteiro para John Huston e ator coadjuvante para Walter Huston no ótimo O Tesouro de Sierra Madre. E este filme, ao lado dos excelentes Sapatinhos Vermelhos, Hamlet (melhor filme), Na Cova das Serpentes e Johnny Belinda colocam este ano nesta honrosa colocação.

INDICADOS:

Hamlet - 7,8
Belinda - 7,8
Sapatinhos Vermelhos - 8,3
Na Cova das Serpentes - 7,7
O Tesouro de Sierra Madre - 8,3


7 - 30º edição - 1958 (Média: 7,98)
"Sabia que deveríamos ter condenado o filme do Brando"
Em 26 de março de 1958, A Ponte do Rio Kwai arrebatou 7 Oscar, inclusive para a atuação esplêndida de Alec Guinness. O filme também agradou o público com boa avalia. Mas, o grande destaque é o quinto lugar geral do top filmes do IMDb, 12 Homens e Uma Sentença com seus 8,9, que alavancou esta edição para o top 10.

INDICADOS:

A Ponte do Rio Kwai - 8,2
Doze Homens e Uma Sentença - 8,9
A Caldeira do Diabo - 7,2
Sayonara - 7,2
Testemunha de Acusação - 8,4


6 - 37º edição - 1965 (Média: 8,00)
"Mein Fuhrer, eu poderia ter entrado no top 5"
Em um ano com dois dos grandes musicais da história do cinema, o destaque foi mesmo para os primeiras indicações ao Oscar de Stanley Kubrick. E devido ao seu ótimo e bem avaliado Dr. Fantástico, essa edição, realizada em 5 de abril de 1965 está representando os anos 60 na lista. Além disso, tanto os dois musicais quanto o delicioso Zorba, O Grego e teatral Becket, estão em um nível que qualquer poderia ter sido vencedor. Sorte dessa edição, e posição espetacular.

INDICADOS:

My Fair Lady - 7,9
Becket, O Favorito do Rei - 8,0
Dr. Fantástico - 8,5
Mary Poppins - 7,8
Zorba, o Grego - 7,8

5 - 72º edição - 2000 (Média: 8,06)
"Ei Chefe, a gente está lá em cima na lista"
O primeira edição do Oscar no século 21 é também a unica representante deste nesta lista. Ainda que o ótimo Beleza Americana tenha sido o vencedor da cerimônia do dia 26 de março de 2000, os outros finalistas também são excelentes filme e amados pelo público. A Espera de um Milagre, O Sexto Sentido e O Informante estão entre os melhores de seus gêneros, mas, As Regras da Vida, o dramalhão de Lasse Hallstrom acaba por cair a média e tirar esta edição do top 3.

INDICADOS:

Beleza Americana - 8,4
Regras da Vida  - 7,4
À Espera de um Milagre - 8,5
O Informante - 7,9
O Sexto Sentido - 8,1


4 - 66ª edição - 1994 (Média: 8,06)
"Se esta lista fosse igual a tua, poderíamos comprar o primeiro lugar"
Era de se esperar que entre os primeiros da lista tenham os mais bem avaliados do IMDb. Nesta edição temos A Lista de Schindler, que é o sexto colocado. Ele acaba alavancando a média, apesar de ser uma ano em que a menos nota foi 7,6 do ótimo O Piano de Jane Campion. A cerimônia de 21 de março de 1994 é o primeira dessa lista em que o melhor filme do público também é o grande vencedor do Oscar. Mas não será o único.

INDICADOS

A Lista de Schindler - 8,9
O Fugitivo - 7,8
Em Nome do Pai - 8,1 
O Piano - 7,6
Vestígios do Dia - 7,9 


3 - 45ª edição - 1973 (Média: 8,10)
"Desculpa Padrinho, mas disseram que estamos apenas em terceiro"
Em 27 de março de 1973 a Academia premiou o que muitos consideram um dos melhores de todos os tempos, ao lado de segunda parte de 1974. O Poderoso Chefão é o segundo com melhor avaliação no IMDb, e isso faz com que a média dessa edição vá ao top 3. Claro que não se pode esquecer das generosas contribuições de Cabaret e Os Emigrantes. Mas, sem o brilhante filme de Coppola, não iriam tão longe.

INDICADOS:

O Poderoso Chefão - 9,2
Cabaret - 7,9
Amargo Pesadelo - 7,7 
Os Emigrantes - 8,0
Sounder - Lágrimas de Esperança - 7,7 



2 - 48ª edição - 1976 (Média: 8,12)
"Só isso para Nashville? Isso foi armação da Ratched"
Única edição da lista que tem quatro integrantes com a nota média na casa dos 8,0 pontos. O fato de Um Estranho no Ninho ter saído da cerimônia do dia 29 de março de 1976 com o big five (Filme, diretor, ator, atriz e roteiro), um dos três a conseguir o feito, acaba o colocando nas graças do povo. Entretanto, Tubarão, Um Dia de Cão, Nashville e Barry Lyndon estão entre os grandes filmes de todos os tempos, e talvez faça desse ano o com a maior qualidade cinematográfica entre todos. Mas ficou e segundo.

INDICADOS

Um Estranho no Ninho - 8,7
Barry Lyndon - 8,1
Um Dia de Cão - 8,0
Tubarão - 8,0
Nashville - 7,8


1 - 67ª edição - 1995 (Média: 8,32)
"Ah lá Dufresne, a gente é líder da porra toda aqui também"
Para os mais jovens, com certeza essa edição é mesmo a que vem à cabeça quando se questiona respeito disso. Porém, seria leviano falar que é o melhor ano devido ao número 1 do ranking do IMDb, o ótimo Um Sonho de Liberdade. É amigo, nesta edição encontramos também o sétimo, Pulp Fiction, de Tarantino, e o décimo, Forrest Gump, o vencedor do prêmio principal do dia 27 de março de 1995. E olha que Quatro Casamentos e um Funeral e Quiz Show tem médias baixas....

INDICADOS:

Forrest Gump - O Contador de Histórias - 8,8
Quatro Casamentos e um Funeral - 7,1
Pulp Fiction - Tempo de Violência - 8,9
Quiz Show - A Verdade dos Bastidores - 7,5
Um Sonho de Liberdade - 9,3